Pro seu celular

WhatsApp: 11 dicas para você usar melhor este aplicativo

Compartilhar
WhatsApp: 11 dicas para você usar melhor este aplicativo

WhatsApp: 11 dicas para você usar melhor este aplicativo

Publicado em 26 de fevereiro de 2018

O aplicativo de mensagens WhatsApp revolucionou a forma com que as pessoas se comunicam. Por meio de um smartphone, você manda mensagens de texto e áudio, compartilha vídeos e pode realizar chamadas diretas para seus contatos.

Muito além dessas funções já consagradas, ele ainda possui uma série de recursos que nem sempre e conhecida pelos seus usuários. Neste post, listamos 11 dicas de WhatsApp que vão fazer essa ferramenta ainda mais incrível. Confira!

Aumente a sua privacidade

Existem quatro medidas que aumentam a privacidade de quem utiliza o WhatsApp. Elas podem ser adotadas em conjunto ou individualmente. Veja:

1. Apague mensagens enviadas

Uma das novidades mais aguardadas pelos usuários do WhatsApp, a possibilidade de apagar uma mensagem enviada antes que o destinatário a leia já está disponível para as últimas atualizações do aplicativo. A novidade vale tanto para conversas individuais quanto para grupos.

Para utilizar a função, selecione a mensagem e aperte na lixeira. Entre as opções que vão aparecer, clique em “Apagar para todos”. Mas atenção: você tem até sete minutos para fazer isso e uma mensagem informando que você apagou o que foi enviado aparecerá na conversa com o destinatário.

2. Desabilite “visto por último”

Desativar o recurso “visto por último” é uma opção presente nos sistemas Android e iOS. Para selecioná-la:

Uma ressalva importante: mesmo com o “visto por último” desativado, as outras pessoas saberão quando você estiver online no aplicativo. Isso será indicado quando o contato estiver com a sua conversa aberta.

3. Oculte a foto

Você pode ocultar a sua foto de perfil para usuários que não fazem parte da sua lista de contatos. O passo a passo é o seguinte:

4. Cancele confirmação de leitura

O duplo tique azul é o sinal que indica a leitura pelo destinatário de uma mensagem no WhatsApp. Esse recurso pode ser desativado. Nesse caso, você também não saberá quando a outra pessoa leu a mensagem enviada por você. A opção está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

5. “Engane” a confirmação de leitura

Ao recebemos uma mensagem, muitas vezes não queremos que a confirmação de leitura seja enviada ao remetente, especialmente quando temos de pensar muito no que vamos responder. Felizmente, há uma forma de “driblar” a confirmação de mensagem sem desabilitar o duplo tique azul nas configurações.

Para isso, ative o modo avião do smartphone. Em seguida, abra o WhatsApp e leia a mensagem. Nos celulares Android, a confirmação será enviada quando você conectar a internet novamente. Já nos sistemas iOS, a confirmação só chega ao remetente quando você abrir o aplicativo de novo.

Gerencie o conteúdo

Criar listas de transmissão para enviar uma mensagem a diversos contatos, impedir o download de arquivos indesejados, silenciar grupos e personalizar toques para determinados contatos: o WhatsApp possui ferramentas para você gerenciar o conteúdo de mensagens. Confira:

6. Envie uma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo

A lista de transmissão é um recurso incrível que permite enviar uma única mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo. Ela é ideal para quando você deseja fazer um convite, informar algo importante ou anunciar algum artigo para venda, por exemplo. Os destinatários não ficam sabendo que a mensagem foi enviada para outras pessoas.

Em celulares Android, para criar a lista de transmissão, faça o seguinte:

O processo é mais fácil em iPhone. A opção “Lista de transmissão” está disponível no menu “Conversas”.

7. Impeça downloads automáticos

Um dos maiores incômodos do WhatsApp é receber arquivos que você não tem interesse. Isso é muito comum para quem participa de muitos grupos. Os arquivos — podem ser áudios, vídeos ou imagens ― ocupam espaço da memória do seu smartphone e, quando você percebe, não há capacidade para mais nada.

A solução para esse problema é impedir os downloads automáticos. Com essa opção selecionada, você precisará clicar nos arquivos enviados para impedir que o seu smartphone baixe-os.

8. Silencie grupos

Grupos muito animados ou com vários participantes quase sempre geram um volume enorme de mensagens. O aviso sonoro constante acaba irritando ou tirando a sua concentração de uma tarefa importante. Para não precisar sair do grupo, basta silenciá-lo.

Em celulares com sistema operacional Android, você deve clicar e segurar em cima do grupo escolhido. Em seguida, selecione o ícone que representa uma caixa de som com um risco, que indica silêncio. Indique por quanto tempo o WhatsApp deverá ficar sem notificá-lo sobre novas mensagens.

No iPhone, é preciso clicar na conversa e no nome do grupo. Em seguida, clique no menu “Silenciar”. Nos dois sistemas, é possível deixar as notificações em silêncio por até um ano.

9. Pesquise por mensagens antigas

Às vezes precisamos buscar uma mensagem antiga em conversas individuais ou em grupos. Existe uma ferramenta que agiliza esse processo no WhatsApp.

Em sistemas Android, vá até a conversa e clique em “Ajustes” (canto superior direito). Depois, basta clicar em “Buscar”. No iOS, acesse o menu “Conversas”. Em seguida, clique na parte superior e desça o dedo. A barra de busca aparecerá.

Personalize seu WhatsApp

O aplicativo oferece também alguns recursos para deixar o aplicativo com a sua cara. Olha que legal:

10. Defina a frase do status

Você pode definir a frase que aparece para os demais contatos embaixo do seu nome. Para isso, basta acessar as configurações, na parte superior direita da tela.

Em seguida, clique em cima da sua foto. Pronto: basta digitar a frase e alterá-la.

11. Formate o texto

O WhatsApp oferece recursos para edição do texto que será enviado para o destinatário. Negrito, itálico, tachado e monoespaçado são as opções disponíveis.

Para utilizá-las, escreva o texto que deseja enviar. Clique e selecione a palavra cujo efeito será aplicado. Selecione os três pontinhos que indicam mais opções na caixa que aparecerá. Então é só selecionar o efeito desejado.

Gostou das dicas de WhatsApp? Com esses recursos vai ficar muito mais divertido se comunicar! Compartilhe o post nas redes sociais e confira se seus amigos já conheciam tantas funcionalidades!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações