Pro seu celular

Videoconferência em grupo: como fazer no WhatsApp e no Insta!

Compartilhar
Videoconferência em grupo: como fazer no WhatsApp e no Insta!

Videoconferência em grupo: como fazer no WhatsApp e no Insta!

Publicado em 04 de junho de 2019

Em maio de 2018, o Facebook anunciou a novidade de que os usuários dos serviços WhatsApp e Instagram logo poderiam começar a realizar chamadas em grupo e em vídeo. Ou seja, videoconferências em grupo.

O WhatsApp já realizava chamadas de vídeo, mas a atualização trouxe a possibilidade de que isso pudesse ser feito entre mais do que dois usuários, além do fato de que no Instagram trata-se de um recurso completamente novo.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos o que você precisa saber para fazer videoconferência em grupo no WhatsApp e no Instagram. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que levou o WhatsApp e o Instagram a adotarem a videoconferência em grupo?

Certamente, o fato de que os maiores concorrentes do Facebook, como o Google e a Microsoft, já terem seus próprios aplicativos para videoconferência em grupo foi um dos motivos que levou a empresa a tomar a decisão de trazer a funcionalidade para dois de seus serviços mais populares da atualidade.

Como fazer chamadas em grupo no WhatsApp?

Durante muitos anos, as chamadas em grupo por videoconferência só eram possíveis em softwares para computadores, como o tradicional Skype. Contudo, o Facebook decidiu trazer a funcionalidade para o WhatsApp também.

Confira a seguir um passo a passo rápido e intuitivo sobre como realizar uma videoconferência em grupo no WhatsApp.

  1. Abra a conversa com um usuário e aperte o botão para iniciar uma ligação de áudio ou vídeo — lembrando que este botão fica no canto superior direito da tela;
  2. Após tocar no botão, você terá a acesso à lista de contatos de seu WhatsApp. Escolha o terceiro participante da conversa — para facilitar, é possível tocar na lupa para otimizar a busca, localizada no canto superior direito da tela;
  3. Adicione o terceiro contato, o usuário receberá um convite para a videoconferência em grupo — lembrando que a chamada pode ser cancelada enquanto ele não atender, ao tocar em “Cancelar”, mas não será possível removê-lo mais depois disso.

Para adicionar mais pessoas à videoconferência em grupo, é só repetir o processo. O WhatsApp não divulgou qual é a quantidade máxima de participantes por chamada.

Como fazer chamadas em grupo no Instagram?

O recurso de videoconferência para que você fale com seus amigos diretamente do Instagram, permite ligar para seus amigos no Direct e aceita até quatro usuários por chamada.

A seguir mostraremos um passo a passo bem simples sobre como iniciar sua videoconferência em grupo no Instagram:

  1. Abra o Instagram em seu dispositivo móvel;
  2. Deslize da direita para esquerda ou toque no ícone de mensagens no canto superior direito para abrir o Direct;
  3. Toque no símbolo de “+” no canto superior direito para criar um grupo;
  4. Agora, basta selecionar os usuários que deverão integrar o grupo e, consequentemente, a chamada de vídeo;
  5. Caso prefira, é possível dar nome ao grupo;
  6. Toque no ícone de vídeo localizado no cantor superior esquerdo para iniciar a sua videoconferência em grupo.

Após realizar todos os passos acima, é só esperar os seus amigos ficarem online para iniciar a sua chamada em grupo!

Lembre-se, ainda, de que dentro de uma chamada de vídeo é possível minimizar a ligação enquanto você navega pelo Instagram. Basta tocar no ícone de janela, localizado no canto superior esquerdo da tela. Além disso, você poderá trocar a câmera frontal para traseira apenas tocando no ícone de virar, localizado no canto superior direito da tela.

Para desativar a chamada de vídeo, toque no ícone de vídeo, localizado à esquerda do botão vermelho (responsável por encerrar a chamada). Se você pretende desligar o áudio, basta tocar no ícone de áudio, localizado à direito do botão vermelho.

Se houver alguma videoconferência ou chamada de áudio ativa em algum dos grupos que você participa, você verá um ícone azul no canto superior da tela.

Por fim, vale mencionar que, caso não queira mais receber ligações de vídeo ou mensagens de alguém, é possível silenciar o usuário ou até bloqueá-lo na rede social.

Como você pôde conferir neste artigo, realizar uma videoconferência em grupo, tanto no WhatsApp quanto no Instagram, é uma tarefa bem simples e intuitiva, mas que pode melhorar a sua comunicação com amigos e parentes, além de ser um recurso muito útil para grupos de estudo ou trabalho.

Gostou do artigo sobre como fazer uma videoconferência em grupo? Conhece alguém que se interessaria pelo assunto? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Ah, E não deixe de preencher o formulário abaixo para receber mais dicas sobre tecnologia, smartphones, TV, games e muito mais!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações