Pro seu celular

Vai jogar o celular fora? Saiba quais cuidados você precisa ter!

Compartilhar
Vai jogar o celular fora? Saiba quais cuidados você precisa ter!

Vai jogar o celular fora? Saiba quais cuidados você precisa ter!

Publicado em 22 de outubro de 2018

O tempo de uso, as condições da bateria e outros fatores são alguns dos motivos para jogar o celular fora. Mas atenção! Seu aparelho antigo não deve ser descartado como um lixo comum, pois existem certos cuidados a serem tomados na hora de se livrar dele.

Você sabia que os metais pesados contidos nas baterias dos smartphones podem causar sérios danos à natureza? Segundo as Nações Unidas, mais de 1 milhão de pessoas são afetadas anualmente pelos resíduos tóxicos do lixo eletrônico. Além disso, é preciso ter cuidado para não expor seus dados pessoais, que podem continuar armazenados no aparelho antigo.

Pensando nessa questão, elaboramos este texto. Assim, você contará com uma pequena ajuda nossa para exercer sua responsabilidade perante a sociedade e o meio ambiente. Continue a leitura até o fim para saber o que deve ser feito nesses casos.

Faça um backup

Por mais que o desempenho de seu smartphone não esteja tão bom, arquivos pessoais, como fotos e conversas do WhatsApp, ficam salvos na memória do aparelho?

Sendo assim, antes de descartá-lo, lembre-se de passar todos os seus documentos digitais para um outro dispositivo, como um computador ou um notebook. Para isso,  basta conectar o celular a uma entrada USB. Também há a opção de salvar suas fotos na nuvem — o que é bastante prático e ajuda a poupar espaço.

Tomando esse cuidado, você evita expor suas informações pessoais. Num mundo de conectividade absoluta, ninguém deseja isso, não é mesmo?

Criptografe os dados

Antes de apagar tudo ou passar para um outro dispositivo, criptografe os dados do aparelho.

Realizar esse procedimento é mais simples do que parece. No Android, acesse “Configurar”, “Segurança” e depois “Codificar telefone”. Feito isso, aguarde o processo acabar. Não se esqueça de que isso pode comprometer o desempenho do celular. Então, só faça o procedimento se realmente você pretende se desfazer do aparelho.

No sistema iOS, a criptografia acontece automaticamente.

Restaure as configurações de fábrica

Como o próprio nome sugere, a restauração fará com que seu smartphone fique “limpo”, da mesma forma como foi comprado.

Para fazer isso no iPhone, conecte-o a um PC com o iTunes instalado. Depois, na janela de resumo (onde estão dados do smartphone), clique em “Restaurar iPhone”.

Em celulares que funcionam com Android, procure a opção “Configurar” ou “Configurações”. Após esse passo, selecione a opção de backup — cujo nome varia de acordo com a marca — e vá em “Restaurar dados de fábrica”

Doa ou venda seu celular

Em vez de jogar o celular fora, por que não vendê-lo ou doá-lo para alguém? Além de poder facilitar a vida de alguma pessoa, você ainda pode recuperar parte do dinheiro gasto.

Sites como a OLX ou o Mercado Livre são extremamente úteis para a venda de usados.

Descarte seu celular sem prejudicar o meio ambiente

Celulares, assim como outros aparelhos eletrônicos (computadores, baterias, pilhas etc.) não devem ser jogados no lixo comum. Como dissemos, há metais pesados e outros elementos em sua composição que podem ser altamente tóxicos para o meio ambiente.

Desse modo, o ideal é descartá-los em locais que sejam próprios para isso. A Oi disponibiliza vários pontos de coleta em todo o Brasil para descarte sustentável de celulares, baterias e acessórios.

Pode parecer bobagem, mas essa simples precaução pode ser bastante significativa para as gerações futuras. Se você se preocupa com o planeta em que vive, jogue o celular fora de forma adequada.

Gostou das nossas dicas? Que tal agora conhecer nossas ofertas e descolar um smartphone novo pra você 😊?

Banner oferta Oi Pós Celular

Tags:Dicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações