Pra sua casa

TV 4k: mitos e verdades

Compartilhar
TV 4k: mitos e verdades

TV 4k: mitos e verdades

Publicado em 06 de agosto de 2018

Por muito tempo a TV 4k era uma realidade distante do consumidor brasileiro. Contudo, sua popularização no país tem feito o preço cair, tornando o equipamento mais acessível ao público, que pode encontrar uma grande variedade de modelos no mercado.

Apesar do movimento de propagação dessa TV, ainda existem muitos boatos e falsas informações em torno desse assunto. Neste conteúdo mostraremos os principais mitos e verdades sobre a TV 4k. Continue a leitura e saiba mais!

Toda tecnologia 4k é igual

TV 4k

Mito!

É comum que as pessoas se equivoquem sobre o significado do conceito de 4k, acreditando que o termo se trata de apenas um tipo de tecnologia. Em 2012, a expressão Ultra High Definition (UHD) foi lançada para descrever televisores com pelo menos 3840 x 2160 pixels.

O objetivo era substituir o termo 4k, pois era um padrão utilizada para as telas de cinema com resolução de 4096 x 2160 pixels. Entretanto, ainda não há poder regulatório sobre esse aspecto, o que significa que um fabricante pode vender uma TV 4k com 3840 x 2160 pixels, enquanto outro vende equipamentos de 4096 x 2160 pixels. Ambas poderão utilizar o termo 4k na descrição dos aparelhos.

Por isso, em 2015 foi criada a UHD Alliance com a finalidade de emitir certificações com base em outros critérios. Sendo assim, é preciso pesquisar quais são os critérios adotados para cada fabricante antes de comprar sua TV 4k.

O olho humano não é capaz de distinguir a resolução 4k

tv 4k

Verdade!

Em parte, isso é verdade! Há uma certa limitação no que se diz respeito à capacidade fixa de captura de resolução pelo olho humano. Em outras palavras, uma TV 4k tem mais pixels do que nós somos fisicamente capazes de perceber. Isso significa que há limite a partir do qual não há diferença para nossa visão.

Em média, conseguimos distinguir objetos separados em um intervalo de 0,1 milímetro a uma distância de até 25 centímetros. Ou seja, quanto menor a distância, maior a capacidade de distinção.

Dado o contexto, você somente notaria a diferença entre uma televisão Full HD e uma TV 4k caso se sentasse a uma distância de 25 centímetros dos aparelhos. Considerando que isso é inviável, apenas em televisores com de 65 polegadas é que se pode notar a diferença, pois o espaço entre os pixels é tão grande no 1080p que o 4k torna-se perceptível.

TVs 4k curvas são superiores

TV 4k

Mito!

Apesar das fabricantes terem o costume de anunciar TVs 4k curvas como melhores, alegando que isso aumenta a experiência de imersão, pois cobre melhor o campo de visão, o conceito não se aplica a esse caso, mas sim a painéis curvos de computadores.

Existem duas diferenças fundamentais entre o painel de curvo de televisão e o de computador: o número de espectadores e o tamanho da tela.  No caso do computador, a experiência de imersão é eficiente, pois apenas um espectador está à frente da tela.

Já as TVs 4k  são projetadas para serem vistas por mais de uma pessoa, o que afeta toda a dinâmica. Por exemplo, quem estiver sentado em uma das extremidades do sofá não poderá usufruir da imersividade, pois a imagem ficará distorcida.

TV 4k é cara

Mito!

De fato, isso já foi uma realidade, mas não podemos mais dizer isso nos dias atuais. Se compararmos os modelos com tela plana de 55 polegadas da Samsung, por exemplo, o Full HD sai em por R$ 3,5 mil, enquanto o 4k custa em torno de R$ 3,7 mil.

Não é uma diferença gritante, ainda mais se levarmos em consideração que a TV UHD tem outras características que a tornam muito superior, como o HDR (ausente nos modelos Full HD) e sua taxa de atualização de 120 Hz, contra 60 Hz.

Como você pôde conferir neste conteúdo, independentemente de quais sejam os mitos ou verdades que circulam, adquirir uma TV 4k pode ser uma das melhores formas de transformar a sua casa em um cinema, otimizando a experiência de entretenimento e lazer de sua família

Oferta OiTVHD

Quer ficar por dentro de mais dicas como essa? Então, preencha o formulário abaixo e receba novidades exclusivas em seu e-mail.

Até a próxima!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações