Pro seu celular

Seu celular está lento? Entenda o que pode ser

Compartilhar
Seu celular está lento? Entenda o que pode ser

Seu celular está lento? Entenda o que pode ser

Publicado em 19 de fevereiro de 2018

Ele sai da loja veloz, dinâmico e com uma capacidade de tráfego de informações que parece ser infinita. Mas não se passam muitos meses até que os primeiros travamentos comecem a surgir em seu celular.

Esses episódios, inicialmente raros, se tornam cada vez mais frequentes, até que você se dá conta de que aquela máquina de última geração que você retirou da loja em nada lembra o aparelho lento que você tem agora em suas mãos.

Então, o que fazer? Mandar consertá-lo costuma sair mais caro do que comprar um aparelho novo. Ao mesmo tempo, será que é mesmo o caso de mandá-lo para reparo?

Saiba que, na maioria dos casos, alguns pequenos ajustes já podem tornar o seu smartphone, se não tão poderoso quanto antigamente, ao menos mais rápido do que está hoje! É o que veremos neste post. Continue lendo e confira:

1. Esqueça o mito de que atualizar o sistema deixará o celular lento

Há muita gente que bloqueia as atualizações do aparelho acreditando que elas deixam o celular “pesado”. Mas isso não procede! Seja no Android, iOS ou Windows Phone, as atualizações servem para aumentar a segurança, solucionar bugs de versões anteriores e até para otimizar o rendimento da bateria.

Talvez, então, os sucessivos travamentos em seu gadget sejam fruto, exatamente, da falta de atualização!

Confira também: Conheça os riscos ocultos de celulares e carregadores falsos

2. Não mantenha o Wi-Fi ligado permanentemente

A maioria dos usuários deixa o Wi-Fi ligado, ou porque se esquece de desativá-lo quando vai para a rua ou por imaginar que, fazendo isso, estará sempre pronto para “puxar” sinal de alguma conexão sem senha.

No entanto, quando você deixa de desligar o Wi-Fi, o seu aparelho permanece buscando um sinal para se conectar. E esse esforço ininterrupto, evidentemente, sobrecarrega o sistema, além de desgastar a bateria mais rapidamente.

Isso sem falar nas vulnerabilidades de segurança! Por isso, é melhor desligá-lo.

E o mesmo vale para o Bluetooth, ou o próprio pacote de dados. Você não vai usar as funções principais? Desligue-as, e evite tornar o seu celular lento ou com a bateria sendo consumida antes do normal.

3. Apague todos os aplicativos que você não usa

Muitos sistemas já vêm com inúmeros joguinhos de fábrica. Pode ser que você deteste jogos no celular, mas, mesmo assim, não tenha percebido que eles estão lá, ocupando espaço e atrapalhando a realização de downloads de apps importantes para a sua rotina, como Waze, WhatsApp ou aplicativos de carro particular.

Então, faça uma pesquisa no seu aparelho e veja quais apps você pode apagar sem remorso.

Se for um iPhone, aperte levemente o ícone do aplicativo que deseja apagar e mantenha-o pressionado até ele tremer. Então, surgirá um “X” no canto superior esquerdo. Clique nele para apagar o app não utilizado.

Quanto ao Android, a melhor maneira de fazer essa exclusão é acessar Configurações > Apps e notificações > Informações do app > Desinstalar. Com certeza, o seu celular lento vai mudar de performance depois disso!

4. Transfira periodicamente os seus arquivos para a nuvem

A base da tecnologia móvel é o seu armazenamento em nuvem.

Os principais sistemas operacionais têm interligações com soluções de armazenamento em nuvem, justamente para que seus usuários possam fazer backups (ou programar backups automáticos) para ferramentas como iCloud (iPhone), Google Fotos (Android) ou mesmo o Dropbox (iPhone e Android).

Dessa forma, a maneira mais simples — e mais eficiente — de não ter um celular lento é transferir periodicamente as suas fotos, vídeos e arquivos de texto para a nuvem, deletando, em seguida, todos os arquivos em seu aparelho.

5. Evite fundos de telas animados e widgets

Interações animadas de tela consomem desempenho dos gadgets, portanto, também podem torná-los mais lentos. No caso dos widgets, o problema passa pela sua permanente atualização em segundo plano. O ideal é evitá-los, especialmente se você tem um aparelho não muito potente.

6. Limpe o cache do navegador

Talvez você esteja com alguma lentidão em seu navegador e, por isso, erroneamente, esteja acreditando que seja algum problema em seu sistema. Na dúvida, é altamente recomendável limpar o cache periodicamente, o que garante muito mais velocidade para acessar à internet.

Mas, afinal, você sabe o que é cache?

Didaticamente falando, o cache seria uma área de armazenamento dentro da qual dados ou processos usados com muita frequência são guardados para acesso futuro, poupando tempo.

O problema é que, assim como o excesso de informações na mente humana traz dores de cabeça e queda de rendimento, a abundância de dados no cache gera efeito contrário à sua proposta inicial: lentidão e travamentos.

Se você tem iPhone, seu navegador padrão deve ser o Safari, certo? Então, você pode limpar os dados indo em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Limpar Cookies e Dados.

Você tem Android? Sem problemas! Caso tenha instalado o Chrome, vá em Mais > Mais ferramentas > Limpar dados de navegação. Pronto! Experimente agora para ver se há alguma diferença no tempo de resposta!

7. Use apps de limpeza

Tanto para iPhone como para Android, existem diversos apps (alguns gratuitos) que se encarregam de fazer a limpeza de arquivos redundantes e caches, a liberação de espaço de armazenamento e o restabelecimento da memória RAM.

Aqui você pode conferir algumas das opções para Android e iPhone!

8. Cuide das atualizações automáticas

Se, de repente, o seu smartphone deixou de ser smart para se transformar em um celular lento e ineficiente, pode ser que o problema esteja na quantidade de atualizações rodando em segundo plano!

Como nem todo mundo presta atenção nisso, o resultado é que, de um dia para o outro, o seu gadget parece ter ficado preguiçoso misteriosamente.

Para desligar essas atualizações automáticas de seu iPhone, você deve ir em Ajustes > iTunes e App Store. Então, vá até a seção “Transferências Automáticas” e desabilite tudo o que estiver rodando em segundo plano.

Se você tem Android, o procedimento não é tão diferente. Você deve ir ao app Play Store e, em seguida, acessar a opção Configurações > Atualizar arquivos automaticamente > Não atualizar arquivos automaticamente.

9. Restaure o seu sistema às configurações de fábrica

A personalização dos dispositivos móveis é uma das características que mais atraem os consumidores aos celulares avançados do mercado. O problema é que, com o tempo, launcher, papéis de parede, ícones e outros recursos vão sendo customizados, sobrecarregando o sistema.

Talvez o seu celular lento tenha sofrido demais com essas intervenções. Então, que tal redefinir as configurações, voltando aos patamares de fábrica?

No iPhone, você conseguirá fazer isso acessando o seguinte caminho: Geral > Redefinir > Redefinir todos os ajustes. Já no Android, você deve escolher a opção Configurações > Privacidade > Restaurar padrão de fábrica. Pronto, nada de celular lento!

Então, gostou do post? Quer continuar recebendo dicas sobre o mundo mobile, além de promoções e condições especiais em pacotes de dados para seu aparelho? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter e YouTube.

Tags:Dicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações