Pro seu celular

Saiba que cuidados tomar ao levar o celular à praia

Compartilhar
Saiba que cuidados tomar ao levar o celular à praia

Saiba que cuidados tomar ao levar o celular à praia

Publicado em 13 de agosto de 2018

A tecnologia mobile passou por tantos avanços nas últimas décadas que, hoje em dia, é praticamente impossível irmos a algum lugar sem carregar o smartphone com a gente, não é verdade?

Com tantas funcionalidades como câmera fotográfica, acesso a informações e entretenimento e apps de bate papo, o celular já se tornou de uso indispensável no cotidiano, inclusive na praia. Ainda que pareça muito agradável, como você pode imaginar, esse não é lá o ambiente mais seguro para dispositivos eletrônicos de modo geral.

Mas, se você é desses que não dispensa postar cada segundo das suas férias no Insta, confira os principais cuidados que deve ter com seu smartphone na praia ou piscina, para garantir a segurança e integridade do aparelho. Não perca!

Mantenha o aparelho longe da água

via GIPHY

Além de correr o risco de derrubar o seu smartphone na água, podendo causar danos irreversíveis ao aparelho, ao se aproximar demais do mar para tirar fotos, o contato com a maresia pode causar oxidação nos componentes internos.

A diferença entre derrubar um celular na água do mar e derrubá-lo em uma piscina, por exemplo, é que a água do mar tem um grande poder corrosivo por causa do sal, o que significa que nem mesmo os truques para recuperar um aparelho molhado podem funcionar.

Vale ressaltar, ainda, que após entrar no mar para se refrescar, seque bem as mãos ao manusear o seu dispositivo móvel.

Utilize uma capinha impermeável

Além dos cuidados que citamos acima, o uso de uma capinha impermeável é uma boa solução na praia, pois ela reduz bastante o risco do aparelho ter contato com a água.

Outra vantagem de uma capinha impermeável é que ela permite que você utilize o touchscreen e acesse todas as funcionalidades do celular sem precisar se preocupar.

Em geral, elas não são muito caras e acompanham até mesmo um cordão que você pode usar para fixar o smartphone ao seu pulso, evitando que ocorram quedas acidentais.

Evite o contato com o Sol

Os telefones celulares modernos têm uma infinidade de funções e podem ser considerados como computadores de bolso, concorda? O que significa que, diferente dos resistentes modelos antigos, eles são frágeis e exigem diversos cuidados para garantir uma boa vida útil ao aparelho.

Entre esses cuidados, é importante evitar o contato com temperaturas extremas, sejam altas ou baixas. Na praia, o sol e o calor são verdadeiros inimigos do dispositivo móvel.

A alta temperatura pode causar superaquecimento no aparelho, provocando danos permanentes aos componentes e prejudicando o seu desempenho.

Portanto, ao levar o celular à praia, mantenha-o sempre na sombra. De preferência, desabilite as notificações, feche todos os aplicativos e, se for possível, deixe-o desligado até esfriar um pouco.

Não deixe o celular dentro do carro

Aproveitando o gancho da dica anterior, é importante destacar: evite deixar o aparelho celular no interior do seu veículo, ainda que haja sombra no local. Deixar o smartphone lá dentro é um grande erro, pois um veículo estacionado por longas horas está sujeito a temperaturas altíssimas.

Sendo assim, as chances do aparelho ser danificado, especialmente no verão, são bem grandes. Por isso, leve o celular com você e mantenha-o em uma bolsa ou local com sombra.

Tome cuidado ao colocá-lo no bolso

Um erro muito comum que as pessoas cometem ao levar um celular à praia é o de esquecê-lo no bolso ao entrar no mar ou praticar esportes.

Ao fazer isso, o smartphone pode entrar em contato com o suor que, combinado ao calor, favorece a oxidação nos componentes do aparelho.

Além disso, ao praticar esportes também existe o risco do celular receber impactos e sofrer danos irreparáveis na tela, ou até mesmo parar de funcionar.

Fique atento com a segurança do local

celular na praia

Infelizmente, o contexto atual da segurança pública não permite nenhum tipo de descuido. Por isso, deve-se tomar todo o tipo de precaução para reduzir os riscos de roubos e furtos.

Sabemos que arrastões ou pequenos furtos são comuns. Desta forma, atente para os seguintes cuidados:

Tome cuidado com a areia

Por fim, vale mencionar um dos vilões que sempre está em maior quantidade na praia: a areia.

Ela pode causar todo o tipo de prejuízo ao smartphone. Por exemplo, ao usar o celular com a mão suja de areia, você pode riscar a tela do aparelho, principalmente se ela funcionar pelo sistema de touchscreen.

Além disso, ao derrubar o dispositivo móvel no chão, a areia pode entrar no interior do aparelho, por meio de suas pequenas aberturas, e causar sérios danos aos componentes internos. Nesse caso, uma capinha impermeável também pode evitar esse tipo de problema.

Neste artigo, você pôde conferir algumas ideias úteis sobre como cuidar de um celular na praia, evitando riscos bem comuns a esse tipo de ambiente, como o contato com altas temperaturas, água do mar, maresia, roubos e furtos.

E aí? Quer ficar por dentro de mais novidades sobre cuidados com seu celular ou mesmo games e tecnologia? Preencha do formulário abaixo e receba dicas exclusivas!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações