Pro seu celular

Quer aprender um idioma? Conheça 7 apps que podem ajudar

Compartilhar
Quer aprender um idioma? Conheça 7 apps que podem ajudar

Quer aprender um idioma? Conheça 7 apps que podem ajudar

Publicado em 05 de fevereiro de 2018

Aprender um idioma exige prática, paciência, estudo e muito — mas muito! — treino. Os cursos tradicionais são caros, oferecem poucas aulas por semana e ainda costumam exigir a presença do estudante em sala de aula.

Somadas a essas condições, todo conteúdo pode ser jogado no lixo caso o aluno tenha que parar o curso por algum motivo. Afinal, para a fixação da nova língua o contato com o vocabulário deve ser constante.

Pensando nisso, para você não perder tempo nem dinheiro, preparamos uma lista de aplicativos extremamente úteis para quem quer aprender um idioma. Se não substituem totalmente os cursos presenciais, essas ferramentas permitem o contato diário com a língua, o aprendizado de palavras novas por meio de jogos e, em alguns casos, o contato direto com falantes nativos.

Aproveite para conferir também: Você precisa de senha para aplicativos?

Além de serem perfeitas para quem já começou a aprender um idioma, os aplicativos podem ser utilizados por quem ainda não começou a estudar. Assim, o aluno pode ter um contato prévio para ver se realmente gosta da língua e está disposto a aprender.

Para quem iniciou um curso, mas teve de pará-lo, as opções também são perfeitas. Os diversos exercícios presentes nas ferramentas não deixarão você ficar enferrujado no idioma novo.

Preparado para as dicas? Então, let’s go! Vamos lá!

1. Duolingo

O Duolingo é um dos aplicativos para aprender idiomas mais utilizados no mundo. Para os falantes nativos de português, sua plataforma possui cinco opções de línguas para treinar: inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

O conteúdo é dividido por tópicos: comidas, sensações, animais, roupas etc. As lições evoluem conforme o aluno vai praticando. O conteúdo parte do nível básico até o avançado e a prática traz exercícios de leitura, escrita, fala e compreensão.

O aplicativo está disponível para Android, iOS, Windows Phone e extensão para o navegador Chrome. Ou seja, dá para estudar também no computador. O usuário pode utilizar a versão gratuita ou escolher alguma modalidade paga.

2. Lyrics Training

Quem não gosta de ouvir música? Pois no site Lyricstraining é possível estudar inglês a partir do estudo de letras de canções. Funciona assim: o aluno assiste a clipes musicais enquanto os versos aparecem na tela com espaços em branco. A missão é tentar preencher as lacunas. Uma ótima opção para treinar o listening (ou a audição).

A ferramenta está disponível em quatro níveis: iniciante, intermediário, avançado e expert. Todos gratuitos. Outra facilidade é que você não precisa criar uma conta para começar a estudar. Essa opção é válida se você quiser salvar seu progresso ou competir com seus amigos no Facebook. Para celular, o aplicativo é o LyricsTap, disponível para Android.

3. HiNative

Desenvolvido pelo Lang-8, um dos portais mais populares e bem-sucedidos de aprendizagem de línguas, o HiNative é um aplicativo gratuito para Android, iOS e Windows Phone que permite fazer perguntas e conversar com falantes nativos de outros idiomas. São mais de 120 línguas disponíveis para consultas.

No HiNative, é possível enviar perguntas por meio de arquivos de áudio, de imagem ou ainda consultando formatos preexistentes de questionamentos disponíveis na plataforma. Além do contato com nativos, outra vantagem está na facilidade de operar as funcionalidades da ferramenta, uma vez que é totalmente intuitiva.

4. ABA English

O ABA English é um aplicativo que fornece lições em inglês por meio de filmes. Ele possui uma versão gratuita com seis unidades em vídeos, todos produzidos pela plataforma, com alta qualidade e focados no ensino do idioma. A primeira etapa completa de cada nível também fica disponível para que o aluno possa experimentar.

Na modalidade Premium, o aluno pode obter diplomas para cada nível que concluir. Nessa versão, também existe a possibilidade de contato com professores particulares para tirar dúvidas no ABA English Campus. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

5. Babbel

O Babbel é um aplicativo que oferece aulas para o aprendizado de 14 idiomas. A assinatura da versão completa, disponível para iOS, Android e Windows Phone custa US$ 20 por três meses de acesso.

A vantagem do Babbel é que ele disponibiliza muitos exercícios de gramática e vocabulário, tanto para o nível básico quanto para o avançado. A versão gratuita do aplicativo restringe o número de lições, mas ainda é válida se o aluno estiver interessado em aprender algumas palavras novas.

6. LinguaLeo

O foco do LinguaLeo é ensinar inglês através de músicas, vídeos e jogos. Há um teste de nível inicial. A partir do resultado, o aplicativo monta um plano de aprendizagem. O programa de estudos propõe pelo menos 30 minutos de prática por dia e permite que o aluno monitore o próprio progresso através da plataforma. A interatividade dá ao usuário a possibilidade de memorizar novas palavras.

Disponível para os sistemas Android, Windows, iOS, o LinguaLeo também pode ser acessado diretamente pelo computador e oferece as modalidades gratuita e paga.

7. YouTube

Embora não seja um aplicativo dedicado ao ensino de línguas como os outros dessa lista, o YouTube abriga muitos canais perfeitos para quem quer aprender um idioma. Pra quem ficou na dúvida: um canal é uma página dentro do YouTube que reúne vídeos elaborados por um youtuber — nome dado ao responsável por produzir vídeos para a plataforma; são os administradores das contas.

Diversos desses canais são especializados em disponibilizar lições para aprender outros idiomas. O acesso a essas páginas se dá através da  plataforma do YouTube. Existem aulas para todos os níveis de aprendizagem e muitas delas são oferecidas por professores nativos. Há ainda a opção de legendar os vídeos para facilitar a compreensão.

Caso você goste de algum canal, é interessante se inscrever nele. Essa ação fará você ser avisado quando novos vídeos forem inseridos na página. Para fazer isso, é muito fácil: basta ter uma conta no YouTube e apertar no botão “Inscrever-se”, que fica na parte inferior ao vídeo que você está assistindo.

Como exemplos, selecionamos dois canais muito legais para quem está aprendendo ou quer aprender a falar inglês. Confira:

SmallAdvantages

Canal criado pelo norte-americano Gavin Roy, que aprendeu o português falado no Brasil sozinho, o Small Advantages é ideal para quem já teve algum contato com o inglês. Nele, Gavin aborda dicas de gramática, pronúncia e livros, além de falar sobre as curiosidades do dia a dia de quem vive nos Estados Unidos.

Inglês Winner

Ideal para quem está começando, o Inglês Winner possui conteúdos até para o nível intermediário. O professor dá as lições em português, o que facilita muito para quem teve pouco contato com a língua.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse post nas redes sociais e convide seus amigos para aprender com você!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações