Pro seu celular

Qual é a melhor hora para trocar de celular?

Compartilhar
Qual é a melhor hora para trocar de celular?

Qual é a melhor hora para trocar de celular?

Publicado em 26 de fevereiro de 2018

Seu smartphone já não é mais tão “smart” assim?

Você está com um aparelho que um dia até foi bom, mas hoje está desatualizado e bastante danificado?

Ou será que você simplesmente se liga em tecnologia e não abre mão de ter sempre a última geração dos aparelhos disponíveis no mercado?

Seja qual for a sua razão, existe um momento em que é realmente necessário trocar de celular e, muitas vezes, ignorar esse “chamado” pode te acarretar alguns prejuízos.

Você duvida? Então, imagine, por exemplo, que esteja esperando a resposta de uma entrevista de emprego e o seu aparelho tem uma bateria que esquenta insanamente, fazendo com que o celular desligue sozinho após poucos minutos de uso. Esse celular pode te custar a vaga!

Se não quer que coisas assim aconteçam, veja agora quais são os indícios de que você precisa trocar de celular com urgência:

A memória é insuficiente

Você quer atualizar o WhatsApp, mas precisa deletar o Waze. Para baixar o app de carro particular, tem que apagar outro app qualquer. Para tirar uma foto, é necessário se desfazer de alguns vídeos…

Se o seu aparelho está nessa situação, pode ser que nem um cartão de memória resolva. Talvez tenha chegado a hora de trocar de celular!

Caso o seu medo seja perder seus vídeos, fotos e conversas, não se preocupe: nada será perdido!

O WhatsApp, por exemplo, permite que suas mensagens sejam salvas no Google Drive por meio de backups periódicos. Quanto aos seus arquivos, o uso dos serviços de armazenamento (praticamente obrigatórios, tanto para iPhone como Android) facilita todo o processo de transferência de um aparelho para o outro.

No caso do Android, certifique-se de olhar, no aparelho antigo, se os seus contatos estão sincronizados com a sua conta no Google. Quanto às fotos, você pode transferi-las por meio do app Google Fotos, que faz o backup automático na nuvem.

Ele trava constantemente

Está gravando um áudio no WhatsApp e… ish! Travou tudo! Está ouvindo a sua musiquinha no Spotify e… travou de novo!

Esses congelamentos repentinos são indícios fortes de que há algo errado com o seu aparelho. As causas podem ser as mais diversas, desde desatualizações em aplicativos até defeitos no processador. Se os episódios de travamento são constantes, considere seriamente a ideia de trocar de celular.

Ele esquenta muito

Jogos, GPS, ligações e outras funções exigem maior desempenho do celular e isso pode fazer com que ele se superaqueça. Diferentemente dos computadores, os dispositivos móveis não possuem sistemas de arrefecimento (ventilação).

No entanto, se o seu aparelho esquenta muito quando a bateria está sendo recarregada ou mesmo com baixo uso, atenção: não são poucos os casos de acidentes com superaquecimento de smartphones, como explosões e incêndios. Sério.

O sistema está desatualizado

Se você tem um Windows Phone 8.1 saiba que, desde julho de 2017, a Microsoft não oferece mais suporte ao sistema. Isso significa que não há mais atualizações de segurança nem auxílio da empresa na solução de problemas de incompatibilidade com aplicativos.

Em casos assim, não faz mais sentido permanecer com o aparelho, uma vez que ele perderá quase a totalidade de suas funções. Basta uma simples atualização nos apps que você mais gosta e provavelmente não vai mais conseguir se logar nesse dispositivo obsoleto. Se o seu sistema está desatualizado, não há nem o que pensar: é preciso trocar de celular!

O aparelho está danificado

O seu celular está com a tela rachada, a tampa protetora da bateria avariada ou botões que não respondem mais. Pra que ficar passando raiva com um equipamento que não te atende devidamente? Esse tipo de economia pode sair mais caro do que você imagina.

Na era dos negócios digitais, toda a interação com seus amigos, familiares… é feita basicamente por meio dos dispositivos móveis. Dessa forma, basta um dia em que seu celular não funcione para deixar de alugar aquele imóvel que você anunciou faz tempo, perder a vaga de emprego que estava esperando… Pense bem: vale a pena manter um celular velho?

Ele tem poucos recursos

Você vai viajar e precisa levar uma câmera de boa qualidade? O seu celular não tem recursos muito avançados? Faça os cálculos, por exemplo, antes de comprar uma câmera profissional (DSLR), que não sai por menos de R$ 4,9 mil (e olha que estamos falando apenas da máquina!).

Um celular de alto desempenho sai por muito menos do que isso. Algumas versões mais recentes do iPhone, por exemplo, possuem câmera de 12MP, filtro avançado de cores e sistema de estabilização óptica, além de mapeamento facial com recursos de luminosidade dignos de máquinas de estúdio.

Não seria mais útil comprar um celular poderoso, trocando o seu aparelho obsoleto, em vez de gastar rios de dinheiro em uma máquina fotográfica nova (mantendo o smartphone velho)? Trocar de celular, nessa situação, é uma opção inteligente e com o melhor custo-benefício.

O momento é propício

Indo além das peculiaridades do seu dispositivo, a hora ideal para trocar de celular pode ser dada pela conjuntura econômica ou pelas liquidações de datas comemorativas.

Aproveite e confira: O que esperar dos novos modelos de celular?

Uma estratégia interessante é saber tirar proveito das promoções das operadoras. A Oi, por exemplo, possui um programa chamado “Troca Fácil”, em que você entrega o seu aparelho velho e recebe descontos na compra de um smartphone novo.

O mais interessante é que, mesmo antes de ir à loja, você já consegue saber qual será o valor do desconto. Basta acessar o site do Oi Troca Fácil! Vale a pena conferir!

E você? Acha que está na hora de trocar de celular? Se a resposta for “sim”, veja os aparelhos disponíveis na Loja Online da Oi! Boa compra e até a próxima!

Tags:Dicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações