Pra sua casa

Quais são as vantagens da internet de fibra ótica em comparação ao cobre?

Compartilhar
Quais são as vantagens da internet de fibra ótica em comparação ao cobre?

Quais são as vantagens da internet de fibra ótica em comparação ao cobre?

Publicado em 02 de abril de 2019

Com tantas opções disponíveis, escolher a internet ideal para a sua casa pode ser uma tarefa complicada. Algumas alternativas são mais focadas no preço, enquanto outras prometem alta velocidade e estabilidade na conexão. Entre essas opções estão a internet de fibra ótica e a de cobre. Quer saber qual é a melhor para você? Veja os detalhes logo abaixo!

O que é e como funciona a internet de fibra ótica?

Para que o sinal de internet chegue até a sua residência, a operadora precisa montar uma complexa estrutura, interligando as suas centrais de processamento aos endereços de seus clientes por meio de cabos, instalados em postes ou dutos subterrâneos. Até pouco tempo atrás, o cabeamento em cobre era o mais indicado para realizar essas conexões. Porém, a fibra ótica surgiu como uma alternativa muito interessante.

Visualmente, o cabo de fibra ótica é muito parecido com um cabo de rede qualquer. Porém, a tecnologia empregada em sua construção é muito mais avançada. Esse cabo é composto por diversas camadas com a função de proteger os filamentos de fibra de vidro ou polímeros de impactos e interferências.

Na parte mais interna, os dados são transmitidos por meio de sinais luminosos, em substituição aos pulsos elétricos nos cabos de cobre. Para que isso funcione adequadamente, é preciso instalar conversores junto aos transmissores e receptores. Dessa forma, o sinal viaja longas distâncias na velocidade da luz.

Inicialmente, os cabos de fibra ótica eram extremamente caros. No entanto, como acontece com a popularização da tecnologia, seu custo vem caindo e possibilitando a instalação em grande escala em muitas cidades.

Quais são as vantagens da fibra ótica em comparação ao cobre?

fibra ótica - cabo de rede

Sabendo como funciona a transmissão de dados via fibra ótica, veja agora quais são as vantagens dessa tecnologia em relação aos cabos de cobre, até então os mais utilizados.

Preço similar às outras tecnologias

Quando o uso da fibra ótica ainda era restrito, o custo de um plano de internet com essa tecnologia era alto. No entanto, com a popularização desse recurso, os valores vêm caindo. Hoje, é possível encontrar planos com valores similares aos disponíveis com cabeamento de cobre, porém com muito mais velocidade.

Velocidade de transmissão maior

Como você viu acima, a transmissão dos dados em cabos de fibra ótica é feita por meio de pulsos em feixes de luz, ao contrário dos pulsos elétricos nos cabos de cobre. Isso permite atingir velocidades altíssimas de transmissão.

Para quem possui diversos dispositivos acessando a rede em casa, como computador, TV e celulares da família toda, a alta velocidade de conexão é essencial. Quem gosta de assistir séries e filmes por streaming, armazenar tudo na nuvem ou jogar online também precisa de rapidez na rede e, por isso, vai preferir a internet de fibra ótica.

Menor índice de interferência

Os cabos de fibra ótica também são menos sensíveis às interferências externas em comparação aos cabos de cobre. Além de possuírem diversas camadas para isolar e proteger o feixe de fibra de vidro, a transmissão por meio da luz não é impactada por ondas eletromagnéticas, como acontece com a transmissão elétrica.

Dessa forma, a proximidade a cabos de energia elétrica ou equipamentos como telefones sem fio e fornos de micro-ondas, por exemplo, não geram nenhuma interferência na internet de fibra ótica.

Menor probabilidade de invasão

Da mesma maneira que o cabo de fibra ótica não recebe interferência, também não emite sinais para fora do seu corpo. Dessa forma, a transmissão de dados fica mais protegida contra a invasão de hackers que tentam obter dados de terceiros por meio do cabeamento de internet.

Mais segurança na instalação

Outra vantagem da fibra ótica resultante da transmissão por luz e não por pulsos elétricos está na maior segurança na instalação. Por não haver corrente elétrica correndo em seus cabos, os riscos de aquecimento, choques elétricos e incêndios causados pela instalação da internet de fibra ótica são nulos.

Custo de manutenção menor

Apesar de os cabos de fibra ótica ainda possuírem um custo de fabricação maior do que os de cobre, a sua manutenção é mais barata. Com isso, no longo prazo, a operadora consegue reaver o seu investimento inicial e manter toda a sua estrutura gastando menos. Isso refletirá em qualidade superior com menos custos para os seus clientes.

Portanto, se você deseja ter mais velocidade de conexão, maior segurança de dados e na instalação, eliminar as interferências que fazem a rede cair, e ainda não pagar uma fortuna para isso, a internet ideal para você é a de fibra ótica.

oi fibra

Gostou de aprender mais sobre a internet de fibra ótica? O que acha de sempre receber assuntos interessantes como este? Para isso, basta assinar a nossa newsletter!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações