Pra se conectar

Por que ter uma vida mais digital?

Compartilhar
Por que ter uma vida mais digital?

Por que ter uma vida mais digital?

Publicado em 22 de maio de 2018

Já imaginou como seria sua rotina hoje sem o seu smartphone? As inovações estão tão presentes no nosso dia a dia que fica difícil até pensar em como eram as coisas antes dessa vida digital. Quem conheceu o mundo totalmente analógico está convivendo agora com jovens que nasceram mergulhados na tecnologia, mas daqui a cerca de 50 anos nenhuma geração saberá mais como é viver em um mundo desconectado.

Acredite ou não, o celular ou PC onde você provavelmente está lendo este artigo tem mais poder de processamento do que o computador mais potente que a Nasa possuía quando mandou o homem à Lua. Se formos considerar, entretanto, a infinidade de funções que esses pequenos aparelhos realizam, o espanto pode soar menor, mas a grande verdade é que de lá para cá o mundo virou de ponta-cabeça.

Talvez você não tenha percebido, mas todos nós estamos levando uma vida digital quando navegamos na internet, assistimos à TV ou usamos o caixa eletrônico. A seguir, você confere alguns motivos para aproveitar ainda mais as vantagens desse novo mundo conectado. Acompanhe!

Tudo ao seu alcance

O grande triunfo da tecnologia foi a conexão direta e praticamente instantânea entre os dispositivos. A internet torna o acesso às pessoas e empresas prático, sem muitas barreiras e inconvenientes. Ficou mais fácil acompanhar a vida de amigos e colegas, trocar mensagens e resolver pendências importantes.

Telefone, redes sociais, jogos, músicas, e-mail e até o extrato da sua conta bancária, tudo em um só lugar. Os sites e apps já nos garantem diversas facilidades, tornam os momentos de ócio mais divertidos e nos poupam horas e horas em filas de bancos, lojas e lanchonetes. Podemos acessar nossas contas de água, luz, telefone e internet em poucos cliques e quitamos tudo sem precisar sair de casa.

Aproveite e confira uma lista de apps que vão te ajudar a aprender um novo idioma

Fácil de encontrar

Também ficou mais fácil achar o que você precisa. O Google é o catálogo digital mais eficiente da atualidade e, com ele, é muito mais prático encontrar, por exemplo, aquela empresa ou profissional de que você tanto precisa ou até mesmo o enderenço de uma loja que você adora. Como a busca é aprimorada para a sua localidade e os seus interesses, os resultados são ainda mais eficazes, pois dão prioridade aos serviços mais próximos e relevantes.

Você mais antenado

Embora a internet esteja repleta de informações duvidosas, sites e blogs que se comprometem a entregar conteúdo de alta qualidade têm ganhado cada vez mais destaque graças à exigência dos usuários e aos aprimoramentos dos mecanismos de busca.

O jornalismo também ganhou uma nova cara, e hoje até os espectadores ajudam a construir a notícia enviando comentários, fotos, vídeos e gravações, além de interagirem ativamente com o conteúdo nas redes sociais.

Em uma fração de segundos, descobrimos os principais acontecimentos do outro lado do planeta por meio de aplicativos, sites e revistas on-line com as mais variadas linguagens, assuntos e formatos. Tudo funcionando 24 horas dentro do seu bolso!

A natureza agradece

Grande volume de papel é cada vez menos necessário. Livros e comprovantes eletrônicos têm se popularizado, e vários serviços já disponibilizam o pagamento de faturas por meio de boletos digitais.

Apps para fazer pequenas anotações corriqueiras também têm substituído os típicos papeizinhos pregados na parede e na tela do computador. E essas soluções não são para pouco — estima-se que, para produzir uma única folha de papel A4, sejam necessários 10 litros de água, segundo a Water Footprint Network, organização mundial que promove o uso sustentável da água.

As campanhas de preservação do meio ambiente ganharam muito mais evidência por meio da internet e, para quem se preocupa em levar uma vida digital sustentável, muitos aplicativos incentivam atitudes simples em situações corriqueiras como o “Sai Desse Banho”, que ajuda a reduzir o tempo gasto no chuveiro, e o “Rota de Reciclagem”, que encontra os pontos de coleta de lixo reciclável mais próximos da sua casa.

Mais saúde

Os desenvolvedores de aplicativos têm se esforçado bastante para oferecer soluções práticas para usuários preocupados com a saúde. Desde simples despertadores para lembrar de comer e tomar água até plataformas mais completas onde vários usuários interagem e competem entre si para estimular a prática de atividades físicas.

A variedade é enorme. São aplicativos para medir o batimento cardíaco, monitorar a glicose, registrar corridas, programar dietas, melhorar o sono, praticar meditação… Tem aqueles também que te mostram como se exercitar em casa. 

A sua vida digital é mais organizada

Há quem diga que a tecnologia deixou a nossa vida mais tumultuada, mas o que não falta são alternativas para botar ordem na bagunça. Os mais metódicos podem preferir uma tabela detalhada no Excel, mas, se você não é desse tipo, vários aplicativos podem ajudar a ter uma rotina mais produtiva.

Google Keep e Evernote, por exemplo, são ótimas opções para quem precisa ou gosta de fazer muitas anotações ao longo do dia. Com eles, você pode acessar suas notas e arquivos em qualquer computador ou celular.

Outros apps populares são o AnyDo, que organiza suas tarefas individuais ou em grupo, e o Loop Habit Tracker, que ajuda a criar novos hábitos.

Mais opções e segurança nas suas compras

Se, antes, apenas os vendedores nos apresentavam as características de um produto ou serviço, hoje os próprios consumidores relatam suas experiências de compra e atendimento.

Essa enorme comunidade interagindo e postando depoimentos, junto à facilidade de comparar lojas, preços e produtos, torna a web um ambiente de compras rico, prático e seguro!

Novas oportunidades

A internet deu voz e poder às pessoas que se manifestam ativamente em redes sociais, sites e blogs. Temas nunca questionados estão ganhando foco na mídia, novos direitos estão sendo conquistados, e visionários anônimos ganham visibilidade fazendo valer as suas ideias em grandes projetos e negócios.

O comportamento dos cidadãos está mudando, assim como o mercado de trabalho, a política e as empresas que precisam lidar com clientes cada vez mais exigentes e informados.

As pessoas estão descobrindo uma nova vida digital, onde o mundo real e o virtual se misturam. Podemos dizer que já somos uma espécie de homens e mulheres máquinas, pois já não fazemos ideia de como seja viver sem todas essas ferramentas. Doa a quem doer, a tecnologia veio para ficar, e a expectativa é que ela faça cada vez mais parte do nosso dia a dia.

Gostou deste artigo? Então, siga-nos nas redes sociais e deixe o nosso conteúdo fazer parte da sua vida digital! Estamos no FacebookTwitterYoutube e Instagram!

 

Tags:Dicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações