Como faz

Passo a passo completo de como compartilhar internet no celular

Compartilhar
Passo a passo completo de como compartilhar internet no celular

Passo a passo completo de como compartilhar internet no celular

Publicado em 12 de abril de 2018

A internet tornou-se uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada no mundo inteiro. Por meio de uma rede Wi-Fi, por exemplo, diversos usuários podem acessar a web com seus aparelhos simultaneamente.

No entanto, essa não é a única forma de se compartilhar o uso de internet que existe. Você sabia que é possível compartilhar essa rede no celular por meio de conexões 3G ou 4G? Pois bem, o pacote de dados fornecido pelas operadoras também pode ser dividido com seus amigos sem nenhum custo adicional.

Por isso, no conteúdo de hoje mostraremos um passo a passo simples e intuitivo para que você saiba como compartilhar internet no celular. Continue a leitura do artigo para entender tudo sobre o assunto!

Quais são as diferenças entre Wi-Fi, 3G e 4G?

Wi-Fi

Consiste, basicamente, em uma rede de transmissão de dados e informações de internet sem fio, utilizando ondas de rádio comuns, como as da televisão. No entanto, a tecnologia precisa de um roteador wireless para funcionar. Esse aparelho receberá o sinal e o decodificará, emitindo-o a partir de uma ou mais antenas.

Caso o usuário deseje fazer uma conexão de qualidade, precisará de um roteador equivalente e que atenda à capacidade da internet em sua residência, trabalho etc.

3G

É uma tecnologia desenvolvida pela União Internacional de Telecomunicações, fazendo parte de uma família de padrões com o objetivo de proporcionar conexão com a internet sem fio por meio de sinais de telefonia móvel.

Em geral, a conexão 3G é utilizada em dispositivos móveis, como celulares e tablets, permitindo que os usuários conectem-se à internet a qualquer hora e em qualquer lugar. Sucessora da 2G, foi somente com a implementação dessa tecnologia que se tornou possível fazer downloads e chamadas de vídeo em tempo real diretamente de smartphones.

4G

Assim como a tecnologia 3G, o 4G acompanha todas as suas funcionalidades, mas com novas possibilidades e velocidade consideravelmente superior.

A tecnologia que faz o 4G funcionar é conhecida pelo termo LTE (Long Term Evolution) e proporciona mais estabilidade de sinal. Além disso, sua velocidade de transmissão de dados pode alcançar até 100 Mbps para download e 50 Mbps para upload — embora nenhuma operadora no mundo consiga fornecer essa velocidade ainda.

Quais os cuidados ao compartilhar a internet no celular?

Compartilhar internet no celular é um procedimento simples e pode ser útil em diversas situações, mas é preciso atentar a alguns aspectos para evitar esgotar a sua franquia de dados e garantir a segurança do aparelho.

Entre os cuidados necessários, podemos citar:

Além disso, vale a pena ter um aplicativo de segurança instalado no smartphone para minimizar os riscos de ter as suas informações acessadas por usuários mal intencionados. Considere utilizar um antivírus em seu celular antes e depois de compartilhar a sua rede com alguém.

Como compartilhar internet no celular com sistema Android?

Primeiro passo

Primeiramente, é necessário que o aparelho esteja conectado à internet por meio de um sinal 3G ou 4G, já que é por meio dessa conexão que a internet será compartilhada.

Normalmente, em celulares com sistema operacional Android, a opção para transformar o aparelho em um ponto de acesso pode ser encontrada na área de notificações, mas também é possível encontrá-la no menu de configurações, acessando a opção de ” uso de dados” ou “redes e conexão”.

Segundo passo

Dentro do menu de configurações, você deverá acessar a opção “Tethering e Roteador”, “Vínculo e Acesso portátil” ou “Tethering e Ponto de acesso”, dependendo do modelo do aparelho e a versão do sistema operacional.

Se você não estiver encontrando essa opção, ela pode estar dentro de um submenu “mais”, que guarda outras funcionalidades.

Terceiro passo

A partir da opção “Tethering e Roteador”, você terá acesso às configurações necessárias para ativar a função de compartilhamento de internet. Pode-se compartilhar a internet no celular de duas formas:

Se preferir utilizar a opção do cabo USB, você só precisa plugar um cabo no seu celular e também no computador, depois marcar a opção “vínculo USB”.

Quarto passo

Para criar um ponto de acesso Wi-Fi, você deve marcar a opção “Wi-Fi portátil”. Ao fazer isso, você poderá escolher por quanto a conexão deve ficar ativa, além de também poder configurar o SSID, a criptografia, senha de segurança e até o DHCP. Lembrando que SSID é o nome utilizado para identificar o seu ponto de acesso Wi-Fi.

Dessa maneira, o seu ponto de acesso Wi-Fi do celular ficará visível e disponível para que outros dispositivos móveis próximos possam se conectar.​

Por fim, também é possível ativar o ponto de acesso por meio da tecnologia Bluetooth do aparelho. Você apenas deve marcar a opção correspondente na hora de configurar a conexão na opção “Tethering e Roteador”.

Como compartilhar internet no celular com sistema iOS?

Primeiro passo

Ative a opção de conectar à internet com dados móveis (3G ou 4G) do seu iPhone.

Segundo passo

Acesse a guia “Ajustes” no menu de configurações do iOS. Depois, escolha a opção “Acesso Pessoal”.

Terceiro passo

Dentro da opção “Acesso Pessoal”, ative a funcionalidade tocando no primeiro item. Na sequência, defina uma senha de segurança.

Na mesma tela, você poderá escolher se deseja compartilhar a internet no celular com acesso via USB ou Bluetooth. Basta ativar a opção correspondente de acordo a sua preferência.

Como você pôde conferir neste conteúdo, compartilhar internet no celular é um processo simples e seguro. Sua funcionalidade pode ser bastante útil em locais em que não há acesso à internet via Wi-Fi.​

Gostou do nosso passo a passo sobre compartilhar internet no celular? Então, assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos que ajudarão você a aproveitar ao máximo da tecnologia.

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações