Pro seu celular

O que é 4G? Entenda tudo sobre o assunto!

Compartilhar
O que é 4G? Entenda tudo sobre o assunto!

O que é 4G? Entenda tudo sobre o assunto!

Publicado em 05 de fevereiro de 2018

O termo 4G refere-se ao padrão de velocidade na conectividade sem fio. A maioria dos usuários está familiarizada com os padrões 4G, já que grande parte dos smartphones usa esse serviço. Porém, poucos sabem o que realmente esse nome representa. Aliás, você sabe o que é 4G e sua diferença em relação a seu antecessor, o 3G?

Neste artigo, nós vamos explicar que é 4G e mostrar detalhadamente como ocorreu a evolução das redes mobile. Então, continue a leitura e confira!

Primeiramente, o que é 3G?

Quando as redes 3G surgiram, substituíram o sistema 2G. Esta era um protocolo de rede que só permitia o mais básico do que chamaríamos de funcionalidade de smartphone. A maioria das redes 2G manipulava chamadas telefônicas, mensagens básicas de texto e pequenas quantidades de dados por meio de um protocolo chamado MMS.

Com a introdução da conectividade 3G, vários formatos de dados maiores tornaram-se muito mais acessíveis, incluindo páginas HTML, vídeos e música padrão. As velocidades ainda eram muito lentas, principalmente para carregar páginas e dados. Pelos padrões 2G, o novo protocolo foi rápido, mas ainda não chegou perto de substituir uma conexão de banda larga doméstica.

E o que é 4G?

4G é o termo usado para descrever a quarta geração do serviço de rede sem fio. Um grande passo evolutivo em relação ao 3G e até 10 vezes mais rápido do que o seu antecessor.

Os padrões para conectividade 4G foram estabelecidos pela União Internacional de Telecomunicações em março de 2008, exigindo que todos os serviços descritos como 4G aderissem a um conjunto de padrões de velocidade e conexão.

Para uso móvel, incluindo smartphones e tablets, as velocidades de conexão precisam ter um pico de pelo menos 100 megabits por segundo, e para usos mais estacionários, como hotspots móveis, pelo menos 1 gigabit por segundo.

Quando esses padrões foram anunciados, as velocidades foram inéditas no mundo prático, porque elas foram destinadas a desenvolvedores de tecnologia, um ponto no futuro que marcou um salto significativo sobre a tecnologia atual.

Ao longo do tempo, os sistemas que alimentam essas redes também evoluíram, não apenas no sentido de que os novos métodos de transmissão encontraram caminho para o mercado, mas as redes 3G previamente estabelecidas foram melhoradas a ponto de serem classificadas como 4G.

E quanto ao 4G+?

Esse sinal de adição significa velocidades ainda mais rápidas, pois os telefones habilitados para 4G+ podem receber dados de várias bandas no espectro 4G. É o equivalente a obter fibra de banda larga em seu celular. Então, você pode fazer mais e ainda mais rápido.

Quais as vantagens do 4G?

Se você gosta de navegar na web e, especialmente, transmitir vídeo, o 4G é um verdadeiro paraíso. Caso queira conectar seu laptop ao seu link móvel, o 4G faz uma grande diferença. Em geral, qualquer coisa que envolva a transferência de grandes quantidades de dados recebe um enorme impulso de 4G. Mas, tenha cuidado com os limites de dados em seu plano de serviço, pois é fácil se empolgar e ultrapassá-los rapidamente com o 4G.

Se você quer se certificar do futuro, pegue um telefone 4G. A cobertura só vai melhorar. Você pode supor que todos os telefones 4G também suportam as redes 3G e 2G da sua operadora.

Ainda vale a pena ter um telefone 3G?

Existem algumas razões pelas quais você ainda pode se conformar com um telefone 3G.

Se você utiliza seu smartphone principalmente para ligações com uso de voz, você não precisa de dados 4G. Economize dinheiro e a vida da bateria, optando por um dispositivo sem uma rede de alta velocidade.

Caso você more em uma região que não possui cobertura 4G, não há vantagem em utilizar um telefone 4G. Na verdade, você terá sérios problemas de bateria ao adquirir um smartphone LTE e não desativar o 4G LTE, pois a busca do rádio por um sinal inexistente drenará sua bateria rapidamente.

Já sabe qual é o melhor aparelho e tipo de rede para você?

É um verdadeiro heavy user e está louco para colocar suas mãos em um 4G?verifique a disponibilidade do sinal 4G

Tags:4GDicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações