Pra sua casa

Fibra ótica: por que ela faz diferença na qualidade do sinal?

Compartilhar
Fibra ótica: por que ela faz diferença na qualidade do sinal?

Fibra ótica: por que ela faz diferença na qualidade do sinal?

Publicado em 31 de outubro de 2018

Acessar a internet pode ter várias finalidades, desde entretenimento e informação até estudo e trabalho. Sendo assim, é fundamental contar com uma tecnologia de ponta como a fibra ótica para melhorar essa experiência.

A fibra ótica exemplifica muito bem como a navegação na web pode ser otimizada. Afinal, ela oferece mais estabilidade e proporciona o que há de mais novo em termos de velocidade. Quer saber mais a respeito desse tipo de conexão? Então, continue a leitura!

O que é fibra ótica?

Ela nada mais é do que uma tecnologia associada à alta performance para conexões de internet. Embora esses recursos avancem constantemente e novas pesquisas já estejam em andamento, ainda não há nada tão inovador e eficaz quando o assunto é conectividade. A fibra ótica é perfeita para:

Essa modalidade de conexão se tornou bastante popular no Brasil ao longo dos últimos anos. Em termos resumidos, a fibra é caracterizada por ter um núcleo revestido com material isolado de ondas eletromagnéticas. Assim, ela não sofre interferências de outras redes e garante o bom desempenho das conexões.

Como a fibra ótica funciona?

Como dissemos, um dos grandes diferenciais da fibra ótica é não receber interferências. Então, para garantir mais velocidade, ela não envia dados como os cabos convencionais. Isso é feito com o auxílio de conversores integrados aos transmissores, transformando o sinal em luz.

Hoje, há dois modelos de fibras disponíveis no mercado brasileiro: o monomodo e o multimodo. O primeiro é utilizado para sinais de longas distâncias, exige conhecimento técnico e tem um custo mais alto. Já o segundo é recomendado para transmissões com distâncias mais curtas, além de ser mais em conta e voltado para redes domésticas.

Quais são vantagens da fibra ótica?

Agora que você já entende melhor o que é a fibra ótica, é hora de conhecer seus benefícios!

1. Segurança

O simples fato não de não sofrer interferências de ondas eletromagnéticas contribui para que a fibra seja mais segura do que outras modalidades de conexão. Com ela, seus dados são transmitidos em sigilo e estão sujeitos a um número menor de riscos.

2. Facilidade

Quem ouve falar do tema pode até imaginar que a instalação é complexa ou demanda muito tempo. Na verdade, a instalação é bem fácil!

3. Durabilidade

Os fios de cobre usados em conexões convencionais deterioram com o passar do tempo. Por contar com um revestimento especial, a fibra ótica não sofre com esse problema na mesma intensidade.

4. Estabilidade

Nada mais desagradável do que lidar com aquela lentidão na hora ver um filme, não é mesmo? Na fibra ótica, a possibilidade de transportar imensas quantidades de dados e a segurança do sinal fazem com que a conexão não sofra quedas e outras interrupções.

Como a fibra melhora o sinal da internet?

Quem adora jogar videogame online e baixar muitos arquivos pode sofrer com os sinais convencionais. Além de serem mais instáveis, eles atingem velocidades máximas de até 100 Mbps. Com a fibra ótica, esse limite pode ser facilmente ultrapassado.

Isso acontece porque, em vez de transmitir eletricidade pela fiação, a fibra emite pulsos de luz e pode atingir frequências bem maiores do que os sinais elétricos dos fios de cobre. Como esses cabos são menos propensos às interferências, a qualidade do sinal é mantida e se distancia das oscilações e da perda de velocidade.

O que é a Oi Fibra Ótica?

internet Oi Fibra é a mais nova solução para você que quer navegar com segurança e estabilidade. Os planos foram pensados sob medida e existem opções para todos os gostos. Com eles, é possível baixar, jogar, escutar e assistir tudo, na velocidade que você merece.

Aproveite a rede de transmissão de dados mais rápida do mundo tanto para navegar na web quanto para assistir aos melhores canais da TV por assinatura. Dá para escolher um plano só com banda larga ou combiná-lo com os conteúdos mais exclusivos da telinha.

Se preferir, você também pode adicionar o fixo da Oi e falar de forma ilimitada com outros fixos e móveis de qualquer operadora e de todos os locais do Brasil.

Viu só? A fibra ótica é uma tecnologia de qualidade inquestionável. Com ela, você pode agilizar sua navegação e dar um verdadeiro upgrade na vida.

E aí, gostou do conteúdo? Que tal conhecer mais sobre Oi Fibra?

oi fibra

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações