Pra se conectar

É pra isso que eu pago a internet: os melhores memes e gifs dos últimos tempos

Compartilhar
É pra isso que eu pago a internet: os melhores memes e gifs dos últimos tempos

É pra isso que eu pago a internet: os melhores memes e gifs dos últimos tempos

Publicado em 09 de outubro de 2018

É pra isso que eu pago internet! Há quem diga que seja um puro otimismo, outros acreditam que seja uma forma de escape dos problemas do país. No entanto, a verdade é que o brasileiro sempre foi perito em fazer piada de tudo e, na internet, o Brasil se destaca como uma verdadeira fábrica de memes.

O termo meme (do grego “imitação”) ganhou sua “terminação oficial” na biologia, quando o cientista e escritor Richard Dawkins o cunhou em seu bestseller O Gene Egoísta. Mas foi na internet que a palavra ganhou uma popularidade ampla e passou a referir-se a conteúdos virais.

Neste post, separamos alguns dos memes de maior repercussão nos últimos anos e que certamente fizeram muita gente dizer: é pra isso que eu pago internet. Acompanhe!

Do Brasil para o mundo

Além de soja, ferro e petróleo, o Brasil também é um grande exportador de memes. Nazaré e Gretchen são rostos que marcaram presença nas redes sociais do mundo todo.

Nazaré confusa

A atriz Renata Sorrah certamente não fazia ideia da tamanha repercussão que sua personagem da novela Senhora do Destino, exibida em 2004 (há quase 15 anos!), seria capaz de ganhar. O meme em que Nazaré olha para os lados como se estivesse confusa espalhou-se mundo afora em 2016, com direito a tweets em inglês e até em russo. Fora do Brasil, o meme é conhecido como “Confused Math Lady”.

Gretchen, a rainha dos memes

Não é de hoje que o rosto e as expressões da rainha do rebolado rendem montagens, gifs e posts nas redes sociais dos brasileiros. Em 2017, porém, a repercussão internacional foi tão grande que a cantora Katy Perry convidou Gretchen para participar de um vídeo promocional da música Swish Swish.

via GIPHY

Das histórias infantis para o deleite da internet

Os personagens infantis do Brasil sempre foram um prato cheio para os criadores de memes, com destaque para Cuca e Mônica nos últimos anos.

Ata

A brincadeira começou quando um usuário do Twitter editou uma ilustração da Mônica, protagonista dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, inserindo a palavra “ata” na tela do computador que ela utilizava. A imagem se multiplicou nas redes sociais e fez até a própria Mônica Sousa, filha do quadrinista e inspiração da personagem, entrar na brincadeira e postar uma foto com o famoso “ata” em seu monitor.

Who is Cuca?

Outro personagem que caiu no gosto dos gringos foi a vilã da série infantil Sítio do Picapau Amarelo, inspirada na obra de Monteiro Lobato e exibida entre 2001 e 2006. Os gifs com a enorme jacaré andando, gesticulando e arrumando o cabelo se multiplicaram no Twitter e acabaram chegando nos Estados Unidos em 2017, onde recebeu o bizarro nome de “Crocodile Woman”.

via GIPHY

Das novelas para as redes sociais

Se há uma mídia que sempre abasteceu a internet com centenas (ou milhares) de memes, é a televisão. No Brasil, em especial, as novelas são a grande inspiração de famosos gifs e montagens — e eles vão muito além da Nazaré confusa!

Eu sou rica!

Carolina Ferraz gritando “Eu sou rica! Ricaaa!” em uma cena da novela Beleza Rara, que foi ao ar em 2008, serve de bordão para os mais variados assuntos e situações cotidianas. O sucesso do meme foi tão grande que garantiu até um comercial com a atriz.

Nazaré ataca novamente: logo eu?

Sabe-se lá por que os internautas gostam tanto de tirar cenas do fundo do baú, mas não há nenhum meme melhor para provar isso do que a Nazaré. Tudo começou quando um usuário fez piada com a frase “Tentou me derrubar? Logo eu? Nazaré Tedesco”, dita pela personagem na novela. A brincadeira caiu no gosto dos twitteiros e acabou inspirando centenas de outras versões.

O brasileiro não perdoa

Todo mundo sabe que o Brasil é uma terra de mentes criativas, não é? E o que não faltam são memes para provar isso!

Batman Feira da Fruta

Em meados de 2003, dois adolescentes de 18 anos lançaram uma redublagem satírica sem scripts de um episódio da série Batman dos anos 1960 (Um adversário à altura de um medonho bandido).

O trabalho virou uma lenda na internet de tal forma que, em 2012, a redublagem ganhou uma versão em quadrinhos com a colaboração de vários artistas brasileiros. No ano seguinte, foi premiada com o 25º Troféu HQ Mix 2013.

Travolta Confuso

via GIPHY

Em 2015, um usuário do Imgur (serviço de hospedagem de imagens) postou uma montagem misturando uma cena do filme Pulp Fiction com uma loja de bonecas, dando a ideia de que John Travolta não sabia qual delas escolher para dar de presente de Natal para a filha.

O meme já existia desde 2012, mas foi somente a partir daí que a imagem ganhou fama mundial. Hoje, é considerada um ícone dos memes e do famoso “error 404 not found” (páginas não encontrada em sites).

Como você já deve ter percebido, há um meme para cada situação.  Eles tornam nossas horas na internet mais divertidas e nos ajudam a recorrer à ironia e às piadas para expressar ideias e sentimentos. Afinal de contas, pode admitir, é exatamente quando vê o meme perfeito no lugar certo e na hora certa que você pensa: “é pra isso que eu pago a internet“.

E quais são os seus preferidos? Será que seus amigos e seguidores concordam com a nossa lista? Compartilhe este post nas suas redes sociais e descubra!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações