Pro seu celular

Descubra os 11 apps que mais consomem internet no celular!

Compartilhar
Descubra os 11 apps que mais consomem internet no celular!

Descubra os 11 apps que mais consomem internet no celular!

Publicado em 19 de março de 2018

A multiplicação de smartphones permite aos usuários, hoje, estarem conectados em qualquer lugar e a qualquer hora. A troca de informações é constante e indispensável. No entanto, a conexão por celulares normalmente é limitada e seu uso pode acabar logo no início do mês se você não tiver cuidado. Nesse sentido, os aplicativos que consomem internet devem estar sempre sob vigilância.

Aproveite e confira também – Controle de gastos: como administrar a conta do celular?

Independentemente da quantidade de horas que você utiliza o celular, antes de passarmos para a lista de aplicativos que mais consomem internet, vale a pena prestar a atenção em algumas das boas práticas que o farão não desperdiçar a sua franquia:

Dicas rápidas para economizar a internet no celular

  1. Serviços de streaming consomem muitos dados, dê preferência para o uso desses no wi-fi;
  2. Evite fazer download e upload de arquivos pesados, como fotos, vídeos e áudios pela internet do celular. Nos apps de mensagem, como o Whatsapp, priorize mensagens de texto;
  3. Conecte-se ao wi-fi dos lugares onde for. A Oi, por exemplo, disponibiliza 2 milhões de pontos Oi WiFi pelo país para você navegar gratuitamente;
  4. Não utilize aplicativos que contenham muita publicidade. Elas contribuem para o uso da internet.

Seguindo essas dicas, você não terá problemas em administrar o uso de dados do seu smartphone. Caso precise utilizar alguma rede social, saiba quanto elas normalmente consomem para poder calcular o tempo de uso corretamente. Preparamos uma lista com 11 aplicativos populares que consomem bastante internet. Confira!

Top 11 aplicativos que consomem muita internet no celular

1. Snapchat

Utilizado para envio de fotos e vídeos, o Snapchat tem por característica principal a eliminação do conteúdo após sua visualização pelo destinatário. Além do amplo uso de imagens, a rede social permite a customização através de filtros e máscaras.

O aplicativo, muito utilizado por adolescentes, é um dos vilões quando o assunto é o consumo de bateria e de uso de dados. A estimativa é de que cinco minutos de vídeo necessite de 41,8MB de internet.

2. Spotify

Gosta de ouvir música na academia ou enquanto leva o cachorro para passear? Pois saiba que, embora não gaste excessivamente a bateria, o Spotify necessita muito internet para liberar as músicas no formato streaming.

Apenas seis minutos são suficientes para utilizar 16MB de sua franquia. A alternativa é conectar o aparelho a alguma rede Wi-Fi disponível ou baixar suas listas favoritas para ouvi-las onde quiser.

3. Tinder

O aplicativo de paqueras mais famoso do mundo – são cerca de 50 milhões de usuários – tornou-se um dos campeões de uso de dados a partir da última atualização. Isso, é claro, vai depender de quantos perfis o usuário visualiza. Cada página gasta em média 0,01MB.

4. YouTube

O canal de vídeos mais famoso do mundo não poderia deixar de estar nesta lista.

Acessado com objetivos dos mais variados – desde filmes, vídeo-aulas, clips musicais até para conferir a última novidade viralizada na rede – o uso do YouTube pode consumir 26MB em 15 minutos de vídeo – ainda assim utilizando a configuração de baixa qualidade.

5. Google Maps e Waze

Se você está acostumado a utilizar aplicativos de mapas para encontrar rotas alternativas e diminuir trajetos, deve saber que esses programas consomem muita internet.

A estimativa é de que o Google Maps necessita de cerca de 48KB por minuto, enquanto o Waze usa 115KB pelo mesmo período para carregar as informações de rotas. Para economizar, a dica é fazer um estudo do percurso antes de iniciar a viagem e acessar os apps apenas em caso de dúvidas.

6. Instagram

Assim como o Snapchat, o Instagram é um aplicativo para o compartilhamento de fotos e vídeos muito popular, sobretudo entre os jovens.

São 700 milhões de usuários ao redor do mundo – 45 milhões no Brasil, segundo colocado em número de adeptos dessa rede social. A estimativa é de que o carregamento de 20 imagens consuma 8MB da sua franquia.  Mas, se você é fã de fotografia, veja a nossa lista de 16 apps gratuitos para as suas fotos ficarem incríveis.

7. Google Chrome

O hábito de navegar na internet por sites e blogs também pode tornar-se prejudicial se o seu objetivo é economizar dados. Por exemplo, o Google Chrome (navegador mais popular) utiliza aproximadamente 7MB para carregar cerca de 10 página de conteúdo.

Caso as páginas visualizadas contenham vídeos e áudios, esse consumo pode ser ainda maior.

8. Facebook

Rede social mais popular do mundo – são quase 2 bilhões de usuários! -, o Facebook, ainda que não esteja entre os líderes de consumo, pode acabar rapidinho com a sua franquia de internet.

Isso porque o aplicativo precisa de 2MB para rodar aproximadamente 5 minutos de vídeos e fotos.

A utilização do Facebook Messenger, então, pode ser bastante prejudicial. A estimativa é de que uma chamada em áudio e vídeo de cerca de cinco minutos necessite de 48MB.

9. WhatsApp

A utilização de dados no WhatsApp dependerá muito do perfil do usuário. No caso apenas de trocas de texto, o aplicativo usa apenas 10KB (0,01MB) a cada 20 mensagens enviadas ou recebidas.

Contudo, se você precisa baixar vídeos ou áudios, o consumo aumenta para 1MB a cada dez mensagens trocadas em média. Outra funcionalidade que gasta muitos recursos é a chamada por áudio e vídeo.

Cerca de 5 minutos são suficientes para eliminar 20,7MB da sua franquia. Uma ótima dica para evitar o uso de dados desnecessários é desabilitar o download automático de arquivos.

10. Twitter

Conhecido também como microblog, o Twitter nasceu para o compartilhamento de mensagens de texto com até 140 caracteres. Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje o aplicativo permite a visualização também de vídeos.

Dessa forma, o uso da ferramenta pode consumir cerca de 8MB a cada 5 minutos.

11. Netflix

Ferramenta popular para assistir filmes e séries, o Netflix permite a visualização de seus arquivos no formato Streaming, ou seja, é necessário estar conectado à internet. Nesse caso, o consumo de dados é extremamente alto.

A navegação em Boa Qualidade (a mais baixa) utiliza cerca de 300MB por hora, enquanto a Qualidade Superior (a mais alta) precisa de 1GB (1000MB) no mesmo período.

E você, utiliza muito esses aplicativos que consomem internet? Consegue administrar bem a sua franquia todos os meses? Compartilhe esse post com seus amigos e descubra o que eles fazem para economizar no uso de dados!

E se você estiver precisando de mais espaço no celular, dê uma olhada nessas dicas.

Tags:Dicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações