Como faz

Crianças em casa? Confira 6 ideias incríveis para entretê-las

Compartilhar
Crianças em casa? Confira 6 ideias incríveis para entretê-las

Crianças em casa? Confira 6 ideias incríveis para entretê-las

Publicado em 02 de julho de 2018

Para quem tem crianças em casa é muito importante conhecer atividades e brincadeiras para entretê-las, principalmente em épocas de férias, quando os pequenos tendem a se entendiar com facilidade.

Nesse contexto, é importante destacar que existem inúmeras formas de fazer com que as crianças aproveitem o tempo livre de maneira produtiva, divertida e até mesmo educativa — ainda que a rotina dos pais ocorra em ritmos diferentes.

Por isso, reunimos algumas ideias incríveis para ocupar o tempo dos seus filhos e que dispensam a necessidade de sair de casa. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!

1. Receita de Massinha de modelar

Brincar com massinha de modelar é sempre muito divertido, além de estimular a criatividade e as habilidades artísticas da criança. Se a crise apertou ou mesmo se prefere aumentar a diversão dos pequenos, a brincadeira pode começar mais cedo e vocês podem criar sua própria massinha. Para essa receita você precisará de materiais bem simples. Confira:

Para criar sua massinha de modelar caseira, coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture-os com o auxílio de uma colher até que se transformem em uma massa homogênea.

Para dar cor à massinha e deixar a brincadeira ainda mais divertida, pingue algumas gotas de corante para alimentos. Quando a brincadeira terminar, armazene a massa em um vidro bem tampado ou em um saco plástico vedado.

Lembrando que essa é uma atividade que pode gerar uma certa quantidade de sujeira, portanto, prepare a massinha em um ambiente fácil de limpar e que fique longe de objetos de valor. Vista as crianças com uma roupa velhinha e parta para a diversão!

2. Brincadeira de pular elástico

Em meio a tantas opções tecnológicas, como dispositivos móveis, videogames e computadores, trazer para os seus filhos uma atividade dos tempos em que não havia internet pode ser uma ótima forma de estimular uma brincadeira saudável para o corpo e a mente, além de ótima para desenvolver laços — já que pular elástico é um passatempo que só pode ser realizado em grupo.

Você precisará apenas de dois metros de elástico de costura (facilmente encontrados em armazéns e lojas de artigos para casa e armarinhos). A brincadeira se desenvolve da seguinte forma:

Quando algum participante errar a sequência, será a vez do próximo jogador. Lembre-se de que essa atividade pode ser realizada com diversas músicas e coreografias diferentes. É uma ótima forma para melhorar as interações sociais dos seus filhos e mantê-los entretidos por horas.

3. Acampamento caseiro (cabaninha)

Quem é que disse que para acampar é necessário fazer uma viagem longa? Não é preciso nem mesmo sair de casa!

O acampamento é uma das atividades mais divertidas para fazer com as suas crianças em casa — sem mencionar que toda a família pode participar e se entreter. Você só precisará de criatividade e materiais básicos como cadeiras, lençóis, vassoura, baldes e uma lanterna (para tornar tudo ainda mais divertido).

Posicione as quatro cadeiras como se elas fossem as “paredes” da cabana, colocando-as uma de frente para a outra e formando um quadrado. Depois, jogue um lençol grande por cima da estrutura montada e sua cabaninha estará finalizada.

Para que os adultos também caibam, coloque, no centro da cabana, um balde com uma vassoura na posição vertical. Isso sustentará a parte do meio do lençol e transformará a cabana em uma espécie de tenda.

Por fim, feche as janelas e cortinas, apague as luzes e, então, acenda as lanternas para simular a experiência de estar acampando em uma floresta durante a noite.

4. Boliche com objetos recicláveis

garrafas pet

Essa é uma brincadeira que pode não apenas divertir suas crianças em casa e estimular a criatividade e a imaginação, como também ensiná-las sobre a importância da reciclagem — afinal, materiais recicláveis podem se transformar em qualquer objeto.

Sendo assim, garrafas PET podem fazer o papel de pinos de boliche, enquanto uma bolinha de plástico pode encarnar a bola do jogo. Para deixar o brinquedo ainda mais divertido, coloque papéis coloridos picados no interior das garrafas.

5. Cineminha em casa

Um dia chuvoso é a oportunidade ideal para levar a criançada para uma experiência lúdica e imersiva no mundo dos filmes infantis. Estamos falando do cineminha em casa. Essa é a hora de se aconchegar com as crianças, fazer pipoca e usufruir dos melhores filmes e séries.

Para ter sucesso nessa experiência, é importante ter uma TV por assinatura que disponibilize diversas opções de programação infantil, incluindo desenhos, filmes, séries e todo o tipo de conteúdo de entretenimento para os pequenos.

Os filmes da Disney, por exemplo, são uma das melhores opções para entreter as crianças. Ao mesmo tempo em que se divertem, elas aprendem lições de vida importantes como respeitar os animais, cuidar dos seus brinquedos, além do valor da amizade e da importância do amor à família.

6. Ler histórias

Por que não reservar um tempo especial para ler histórias para as crianças em casa, não é verdade? Afinal, a literatura infantil é uma fonte essencial de aprendizado e estímulo à imaginação.

Para tornar a experiência ainda mais dinâmica e interativa, considere intercalar os papéis dos personagens entre os participantes. Em um determinado momento, os pais podem ler um trecho; em outro, os filhos. Dessa forma, além de envolver toda a família em uma atividade lúdica, você também estará ajudando a desenvolver hábitos de leitura, bem como as habilidades linguísticas e sociais da criançada.

Como você pôde conferir neste artigo, entreter as crianças em casa é uma ótima oportunidade para se aproximar dos seus filhos, desenvolvendo laços familiares e estimulando habilidades e valores importantes.

Quer saber mais dicas como essa? Cadastre-se abaixo e fique por dentro de mais novidades!

Tags:Dicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações