Games

Conheça os 5 jogos mais populares da história

Compartilhar
Conheça os 5 jogos mais populares da história

Conheça os 5 jogos mais populares da história

Publicado em 02 de maio de 2018

É bem provável que suas melhores lembranças em frente ao seu console favorito envolvam um dos jogos mais populares da história. Afinal, além de serem sucesso absoluto em termos de vendas, eles também fazem parte da lista de produções incríveis e que marcaram várias gerações — até aquelas que você pensou que não curtissem videogames.

Spacewar foi o primeiro game que contribuiu para essa febre, ainda no início dos anos 60. Porém, foi após a década de 70, com a Magnavox fabricando unidades do Odyssey 100 — e seu famoso Pong —, que os videogames realmente se tornaram populares e conquistaram o mundo.

A partir daí, a Atari dominou o mercado até a chegada do NES, conhecido por aqui como Nintendinho, que nos apresentou alguns dos grandes títulos que citaremos abaixo. Quer saber quais são eles? Continue a leitura deste post e descubra quais são os 5 jogos mais populares da história.

1. Tetris

Sabemos que você esperava por algum game que envolvesse um ex-encanador bigodudo, mas Tetris ainda é mais famoso do que qualquer outro título. Lançado em 1984, o jogo já vendeu cerca de 500 milhões de cópias e pode ser encontrado nas mais diversas versões.

A simplicidade em esperar que o tipo correto de bloco apareça na sua tela, para que você possa encaixá-lo no lugar adequado, fez com que esse título atingisse todo os tipos de público que se possa imaginar. Com a era dos smartphones, então, não é difícil imaginar porque ele se tornou ainda mais popular.

Sua última versão, Tetris Ultimate, foi desenvolvida pela Ubisoft, mas não foi muito bem recebida pelo público, apresentando reviews negativos ou medianos por grande parte dos jogadores. Eles alegaram que a falta de customização, repetitividade e inexistência de inovação não justificavam o alto orçamento. Contudo, existem milhares de outras versões não oficiais que ainda se mantêm fortes por aí.

2. Mario

Agora sim podemos falar do personagem mais icônico dos videogames. Mario é parte importante da indústria de games desde que apareceu em 1981, no primeiro jogo do também famoso Donkey Kong, mas já fez muito mais do que esmagar tartarugas com seu poderoso pulo e resgatar a princesa Peach.

Em seus mais de 200 títulos, Mario e Luigi — também conhecido como Mario Verde —, já atuaram como jogadores de tênis e de golf, pilotos de kart, construtores e, até mesmo atletas olímpicos, ao lado de Sonic. Os jogos mais populares da história desse personagem são: Super Mario World (SNES, 1990), Super Mario 64 (Nintendo 64, 1996), Super Mario Bros. 3 (NES, 1988) e, claro, Super Mario Bros. (NES, 1985).

A Nintendo não encontrou limites para o bom uso desse baixinho e de todos que compõem a sua mitologia, desenvolvendo games que são muito bem recebidos por toda a comunidade. Aliás, um lançamento de um jogo desse tipo é um evento que movimenta toda a cultura pop.

Super Mario Odyssey, último título da franquia e um dos jogos mais populares de 2017, recebeu notas excelentes pela crítica e também foi um sucesso de vendas no mundo todo. Isso mostra que a empresa japonesa não perdeu a mão e que teremos muito mais do personagem vindo por aí.

3. GTA

A ideia de ter a liberdade para fazer o que quiser, da maneira que quiser e sem se preocupar com as consequências das leis modernas sempre atraiu os gamers, mas em GTA — Grand Theft Auto, lançado em 1997 — isso alcançou um outro patamar.

O conceito era robusto e arriscado para a época: dar ao jogador uma cidade inteira para explorar. A câmera, que permitia uma visão superior em relação ao cenário, contribuiu para que a tecnologia daquele tempo não limitasse a capacidade das ações do jogador, mas em GTA III, com a inclusão da tecnologia 3D à franquia, essas limitações deixaram de existir.

A partir daí, a popularidade do título desenvolvido pela Rockstar só aumentou, principalmente aqui no Brasil, em que a comunidade de jogadores de PC criou dezenas de modificações para esse e outros jogos dessa série, como GTA: San Andreas e o inquestionável e mais recente sucesso, GTA V — que já vendeu mais de 85 milhões de cópias desde seu lançamento, em 2013.

4. Minecraft

Se você nunca ouviu falar de Minecraft, provavelmente passou os últimos 9 anos em uma ilha deserta. O sucesso desse jogo é tão grande que afetou a cultura pop de uma maneira ímpar e, assim como GTA, foi responsável pela definição de um novo gênero no mundo do entretenimento: os “games estilo Minecraft”.

Terraria, Lego World, Starbound, Don’t Starve e diversas outras cópias dessa ideia genial surgiram desde seu lançamento, lá em 2009, mas nenhuma conseguiu chegar nem perto da imensa popularidade de Minecraft.

O conceito de exploração sem fim, misturado à urgência do estilo survival e das mecânicas simples e intuitivas, fizeram de Minecraft um dos jogos mais populares da história. E o sucesso foi meteórico, posto que o game já contava com mais de 20 milhões de usuários lá em 2012, apenas 3 anos após seu lançamento.

Atualmente o game é uma das propriedades intelectuais da Microsoft, conta com várias expansões, incluindo um modo voltado para a história, e está presente em todas as grandes plataformas do mercado, desde smartphones, tablets e consoles de mesa até o híbrido Nintendo Switch.

5. Pac-Man

Clássico do Atari e retratado em diversas obras da cultura pop, Pac-Man é um dos jogos mais populares da história dos videogames, com bons motivos para isso. A era de ouro dos fliperamas americanos, nos anos 80, foram responsáveis por contribuir para que esse título se tornasse tão famoso.

A ideia é simples: coma todas as peças possíveis de um labirinto assombrado por fantasmas o mais rápido que puder e sem ser pego. Contudo, passar por todas as fases é um desafio e tanto e que consumia dezenas de fichas de jovens naquela época.

Suas versões mais famosas apareceram em videogames como o NES, consoles da ATARI e até mesmo em aparelhos mais recentes, como o Playstation 4. As edições mais recentes não fazem mais tanto sucesso, mas sua primeira versão vendeu mais de 7 milhões de cópias. Número assustador para o período.

Esses foram apenas alguns dos jogos mais populares da história, mas há muitos outros que não poderíamos deixar de citar, como Donkey Kong Country, um dos títulos mais vendidos da história da Nintendo, Call of Duty, Battlefield, Street Fighter, Mortal Kombat, Doom e Resident Evil.

Se você gostou da nossa lista, não deixe de compartilhá-la com seus amigos nas redes sociais. Temos certeza de que vocês terão boas histórias para contar sobre os jogos mais populares da história.

 

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações