Pra sua casa

Confira 5 dicas de como montar um cinema em casa

Compartilhar
Confira 5 dicas de como montar um cinema em casa

Confira 5 dicas de como montar um cinema em casa

Publicado em 25 de junho de 2018

Pipoca, brigadeiro, sofá e pernas para o ar. Quem é que nunca sonhou em ter seu próprio cinema em casa? Seja para assistir as melhores séries, filmes e programas bem acompanhado ou mesmo para uma experiência audiovisual única no conforto do seu lar. Mas você sabe por onde começar?

Para isso, é preciso combinar uma tela com ótima resolução de imagem, um aparelho de som de alta qualidade, o conforto de uma poltrona ou sofá aconchegante, posicionar os móveis para criar uma ambientação perfeita e escolher uma cortina capaz de minimizar os efeitos das luzes e dos sons externos.

Com este artigo, você vai perceber que a tarefa de montar um cinema em casa não é tão complexa como parece. Quer conhecer as dicas de como transformar sua sala de estar em um centro de entretenimento audiovisual? Então, continue a leitura!

1. Tamanho do televisor, definição de imagem e suporte a dispositivos

Conexão com a internet e dispositivos inteligentes

Como escolher a TV ideal em meio a uma infinidade de opções disponíveis no mercado hoje em dia? A tarefa é simples se você souber o que quer.

Não é nenhuma novidade que as Smart TVs estão dominando a preferência do público, já que são aparelhos inteligentes que podem ser conectados à internet e aos mais variados dispositivos móveis. Além disso, elas permitem acesso a redes sociais, YouTube e outros aplicativos.

Um cuidado importante na hora de tomar a decisão de adquirir uma Smart TV é se informar a respeito de seus recursos de conexão, pois alguns modelos se conectam à internet por meio de Wi-Fi; outros, apenas por cabeamento.

Qualidade da imagem

Outro aspecto de extrema importância é a resolução de imagem da televisão. O sonho de consumo atual da maioria da população são os televisores com qualidade 4K — e o fato de esses modelos estarem se popularizando tem contribuído para tornar o preço mais acessível.

É possível encontrar aparelhos com essa resolução por preços semelhantes aos das TVs Full HD.

Tamanho da tela

Ainda no que diz respeito à televisão, que será a protagonista de seu cinema em casa, é preciso considerar o tamanho da tela. É claro que esse é um assunto que está diretamente ligado ao espaço disponível na sua sala, mas considerando o padrão, é altamente indicado que você adquira um modelo de pelo menos 42 polegadas para usufruir de uma experiência mais imersiva enquanto assiste aos seus conteúdos preferidos.

2. Posição e distância ideal entre a televisão e o sofá

Garanta a ergonomia do ambiente para evitar problemas como cansaço visual e dores no corpo, consequentes de má postura. Para isso, certifique-se de deixar um espaço adequado entre o sofá e a televisão.

A distância ideal depende do tamanho e da resolução da tela. Se você tem uma TV 4K de 55 polegadas, por exemplo, posicione o sofá a uma distância de 2,3 metros. Dessa forma, você evita prejudicar a saúde dos seus olhos ao mesmo tempo em que consegue captar todos os detalhes da imagem, garantindo a melhor experiência de cinema em casa.

Lembrando, ainda, que é importante que a televisão não esteja nem muito baixa nem muito alta; ela deve ser mantida sempre à altura dos olhos. Isso proporcionará uma experiência mais confortável.

3. Equipamento com alta qualidade de som

Qual é a característica mais marcante depois do tamanho da tela em que os filmes são exibidos nos cinemas? Certamente, é a qualidade do som. O fato de as caixas de som serem distribuídas por todo o ambiente gera uma experiência 3D, ou seja, a impressão de que você está dentro do filme.

Mas não se engane ao pensar que isso só é possível em uma sala de cinema, pois com um Home Theater é totalmente viável reproduzir essa experiência dentro da sua casa. Para isso, basta escolher um aparelho com potência compatível com o tamanho do ambiente em que você montará seu cinema em casa.

Além disso, é muito importante procurar informações a respeito da qualidade das caixas de som do Home Theater para evitar distorções durante os momentos de maior emoção dos conteúdos.

Afinal, ninguém gosta de ouvir aqueles ruídos popularmente conhecidos como “caixa de abelhas” enquanto assiste a um filme, não é verdade? Sendo assim, considere comprar um equipamento com sistema de áudio 5.1 ou 7.1 para não correr o risco de fazer uma má aquisição.

Outro fator importante para potencializar a experiência imersiva é o posicionamento das caixas de som. Por isso, é fundamental seguir com precisão as dicas do manual de instalação do aparelho.

4. Conforto, iluminação e isolamento acústico

Conforto

Além de dar a devida atenção à qualidade de imagem e som, ao preparar o ambiente é essencial pensar no conforto, na iluminação e, é claro, no isolamento acústico.

Se você quer uma verdadeira sala de cinema em casa, considere escolher uma poltrona ou um sofá produzido com materiais de alta durabilidade, confortável e que seja de fácil higienização. Posicione o móvel de frente para a televisão para evitar uma postura incômoda.

Além disso, assim como no cinema tradicional, em que há um suporte para a sua bebida nas poltronas, a ideia de posicionar uma mesa próxima ao sofá para acomodar o balde de pipoca e o refrigerante pode aumentar a sua sensação de conforto. Você também pode comprar um suporte para copos que se encaixe ao braço de seu sofá.

Iluminação e isolamento acústico

Escolher e organizar um ambiente de modo que você possa controlar a iluminação é fundamental na hora de montar seu cinema em casa. Para evitar que as imagens sejam refletidas, considere utilizar cores escuras nas paredes, como cinza, preto ou marrom.

Quanto às janelas, que tal escolher cortinas que além de não permitirem a passagem de luz — preservando aquele escurinho típico de uma sala de cinema —, tenham também a função de minimizar ruídos externos?

Opte por cortinas com tecidos sobrepostos, do tipo blackout, cores escuras e tramas bem fechadas para garantir uma única fonte de iluminação na sua sala: a da tela da TV.

5. Qualidade do conteúdo

Para finalizarmos, a parte mais importante: a qualidade do conteúdo que você consumirá. Nesse sentido, um ótimo plano de TV por assinatura é, sem dúvidas, a peça-chave do processo de criar um cinema em casa sem que você passe horas na frente de uma tela inicial decidindo o que vai ver.

Afinal, hoje existem planos que além de proporcionarem canais em altíssima resolução, que correspondem às configurações de imagem das televisões modernas, também oferecem uma programação de filmes atuais e premiados. Basta se acomodar em seu sofá e assistir às notícias, por exemplo, enquanto decide pela programação ideal para seu momento de lazer.

Além disso, para concorrerem com os serviços de streaming, as operadoras de TV por assinatura trabalham com serviços de conteúdos exclusivos, nos quais o espectador pode escolher o que deseja assistir e gravar seus programas favoritos para assisti-los quando quiser.

Quer saber o que está perdendo enquanto passeia por telas de streaming? Confira os melhores canais por assinatura na sua Oi TV HD!

Como você pôde conferir, montar um cinema em casa é uma tarefa que envolve a escolha adequada de equipamentos, a posição correta dos móveis, cuidados com a iluminação do ambiente e, é claro, uma fonte de conteúdo audiovisual de qualidade.

Não deixe de assinar nossa news para ficar por dentro de mais dicas como essa. É só preencher o formulário abaixo!

Até a próxima!

Tags:DicasTV

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações