Como faz

Como trocar a senha do Wi-Fi: passo a passo

Compartilhar
Como trocar a senha do Wi-Fi: passo a passo

Como trocar a senha do Wi-Fi: passo a passo

Publicado em 02 de fevereiro de 2018

Você sabe como trocar a senha do Wi-Fi da sua casa? Muitas pessoas ainda têm dificuldade com essa operação, afinal, ela não é tão simples quanto parece. Você precisará acessar informações e inserir dados que não são encontrados facilmente.

Se você chegou até este post com essa dúvida, temos uma excelente notícia: ao término da leitura, você saberá exatamente com fazer isso. Então, siga o passo a passo que preparamos para você.

1. Identifique o modelo do roteador e o endereço IP

Todo o procedimento de troca da senha do Wi-Fi é realizada acessando o roteador conectado à sua rede. Portanto, o 1º passo é acessar os dados do seu equipamento.

Assim, precisaremos de duas informações básicas: o modelo do roteador (que pode ser facilmente localizado em cima ou no verso dele) e o endereço IP. Esse endereço será o caminho de acesso do seu roteador, e os números mais comuns são:

Digite essa numeração em seu navegador de internet (Firefox, Google Chrome, Internet Explorer etc.) para entrar na página de login do seu roteador. Caso nenhum dos endereços de IP mencionados acima seja o seu, realize as seguintes ações:

Para o próximo passo, digite o dado encontrado em seu navegador e pressionar a tecla Enter. Após o carregamento, será solicitado o login e a senha do seu roteador.

2. Como informar o login e senha do roteador

Para acessar o seu roteador, você deverá informar o login e a senha do aparelho. Geralmente, quando se trata de um equipamento novo, ambas as informações possuem o mesmo dado.

Basta digitar “admin”, tanto no campo de login quanto no espaço destinado à senha. Pronto, você estará conectado.

Caso o acesso seja negado, você deverá pressionar a tecla “Liga/desliga” do seu roteador por 30 segundos. Essa ação fará com que as senhas cadastradas anteriormente sejam desabilitadas, voltando ao modo padrão.

Algumas marcas de roteador adotam termos diferentes para que o usuário possa acessar. Caso as opções mencionadas acima não funcionem, digite “admin” (no campo de login) e “password” (no campo destinado para a senha).

Seguindo esses passos, você terá acesso à tela de configurações gerais do seu roteador. As etapas seguintes são destinadas à efetiva alteração da senha do Wi-Fi.

3. Trocando a senha do Wi-Fi

Após acessar a área restrita de configurações do seu roteador, procure a opção destinada à conexão Wi-Fi. Geralmente, esses dados são encontrados no menu principal no link com o nome de “Wireless”.

A localização dessa opção pode variar bastante de acordo com cada modelo de roteador. No entanto, ela costuma ser encontrada no lado esquerdo da tela ou nos menus superiores.

Clicando na opção “Wireless”, você será redirecionado à página de configuração da sua rede Wi-Fi. Nessa etapa será mostrado o nome da rede — que você também pode alterar — bem como a senha que está ativa em seu roteador. Ela pode estar descrita em um campo que pode ter um dos seguintes nomes, variando de acordo com cada equipamento:

Por fim, basta você apagar a senha descrita no campo e inserir aquela que deseja. No entanto, antes de confirmar a operação, é importante que você escolha o tipo de criptografia utilizada na senha da sua rede.

Alguns equipamentos oferecem a opção WPA2, sendo essa a melhor alternativa. No entanto, caso o seu roteador não ofereça esse tipo, selecione outro, desde que não seja a criptografia WEP, pois ela é muito fácil de ser burlada.

Agora que você aprendeu como trocar a senha do Wi-Fi, vamos mostrar algumas dicas para que você crie o código ideal para inserir em seu roteador e proteger a sua rede de invasores.

4. Crie uma senha segura para o seu roteador Wi-Fi

Elabore senhas longas

Uma senha com muitos números ou letras é sempre mais difícil de ser decifrada. Porém, pode ser difícil lembrar de um conjunto numérico, alfanumérico ou frases muito longas. Sendo assim, escolha uma senha que faça sentido para você.

Mescle entre números e senhas

Depositar toda a segurança da sua senha nos números pode ser um pouco arriscado. Atualmente, existem robôs que fazem milhões de combinações numéricas em apenas alguns segundos e são totalmente capazes de descobrir uma senha.

Sendo assim, caso você utilize uma senha com números e letras, a chance de um desses softwares desvendarem o seu código é menor.

Utilize caracteres especiais

Outra forma de proteger a sua rede Wi-Fi de robôs e “espertinhos” que tentam desvendar a sua senha é utilizar caracteres especiais para criar o código. Você pode incluir:

Insira letras em caixa alta

Outra dica valiosa para proteger o sigilo da sua senha do Wi-Fi é a utilização de algumas letras em caixa alta (maiúscula). Essa ação também dificulta o trabalho dos softwares que tentam decifrar senhas e códigos.

Guarde a senha em local seguro

O ideal é que você jamais anote a senha do Wi-Fi em algum local para lembrete em caso de esquecimento. No entanto, se você desejar fazer isso, cole o papel na parte inferior do roteador e coloque-o em um local que somente você ou algumas pessoas de sua confiança tenham acesso.

Trocar a senha do Wi-Fi é uma ação que você deve realizar. Isso proporcionará mais segurança na sua rede, bem como prevenirá que o seu sinal seja compartilhado com demais pessoas com as quais você não deseja dividir o serviço que foi contratado e pago por você.

Se você ainda tiver alguma dúvida ou dificuldade técnica, talvez seja necessário entrar em contato com o seu provedor de internet para maiores esclarecimentos.

E aí, já conseguir trocar a senha do seu Wi-Fi? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e preencha o formulário abaixo para receber mais dicas como essa! 

Tags:Internet

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações