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Como se tornar um influencer no Linkedin? Veja 7 dicas de sucesso!

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Como se tornar um influencer no Linkedin? Veja 7 dicas de sucesso!

Como se tornar um influencer no Linkedin? Veja 7 dicas de sucesso!

Publicado em 23 de agosto de 2018

O LinkedIn é a rede social ideal para quem precisa melhorar o networking. Seu foco não são relacionamentos pessoais, como as demais redes, mas sim, o desenvolvimento de relações profissionais. E tornar-se um influencer no LinkedIn pode fazer muito bem para a sua imagem profissional, sabia disso?

O grande bônus de ser um influenciador nessa rede social é garantir uma imagem relevante na internet. Isso vai fazer com que você tenha um público fiel a suas ideias — o que pode significar grandes oportunidades em sua carreira, além de possibilitar que você seja visto como uma autoridade em sua área de atuação.

E aí? Quer ser influencer no LinkedIn? Então, confira nossas dicas e melhore suas expectativas profissionais!

1. Mantenha o perfil atualizado

Assim como o seu currículo, o perfil do LinkedIn deve estar sempre atualizado e com informações verdadeiras sobre você e suas atividades profissionais.

Fez um novo curso? Escreveu um artigo? Recebeu um prêmio importante no seu setor? Insira-o em sua página no LinkedIn. Faça, também, um resumo apropriado de suas informações. Ele é sua porta de entrada e boa parte das pessoas que acessam os perfis utilizam esse trecho como critério de avaliação para continuar ou não a leitura de seu perfil completo.

Na hora de descrever suas experiência profissionais, insira o link das empresas onde trabalhou para que as pessoas possam acessá-las. Tem boa formação acadêmica, mesmo que variada? Comunique no seu perfil, de modo que pareça interessante para um possível contratante.

Ah, e capriche na foto. Pesquise por imagens de pessoas que atuem em sua área e procure produzir uma que fique o mais profissional possível e adequada ao seu perfil e área de atuação.

2. Aproveite os posts de quem já é influencer no LinkedIn

Se você segue aquele profissional que admira, em quem se espelha, procure acompanhar e aproveitar os posts dele no seu perfil. A ideia é compartilhar o que eles publicam, desde que tenham a ver com sua área de atuação, suas ideias e sua vida profissional.

Não é necessário passar o dia fazendo isso. Estabeleça uma frequência de compartilhamentos, por exemplo, uma vez por dia ou duas vezes por semana. O importante é que você leia o que é compartilhando e se assegure que realmente vale a pena o repost.

3. Siga novos influenciadores e interaja com eles

Separe um tempinho do seu dia para pesquisar influenciadores que estão ativos na rede. Foque no seu setor ou área de atuação. Caso tenha profissionais de outras áreas que admira, também vale segui-los e interagir com eles. E, se um deles publicar um conteúdo relevante, comente.

Mas cuidado. Faça comentários que sejam significativos e acrescentem valor à discussão. Por exemplo, se você tem algo a acrescentar sobre o que foi dito, escreva nos comentários. Procure argumentar bem, em poucas linhas, mas de modo convincente, amigável e demonstrando real interesse em compartilhar seus conhecimentos.

Também não é necessário fazer isso o tempo todo. Mas compartilhe suas opiniões sempre que encontrar algo de que seja especialista e sobre o que valha a pena comentar.

4. Personalize a URL

No LinkedIn, é possível mostrar a que veio desde o primeiro contato e isso passa pela URL, ou seja, o endereço que aparece para quem acessa o seu perfil. O ideal é que na URL já apareça a sua profissão junto de seu nome.

Como fazer isso? É só acessar o painel de edição do seu perfil e alterar a URL para algo como: linkedin.com/in/seunome/ linkedin.com/in/profissãoeseunome/.

5. Leia a aba “suas notícias”

Talvez sua rotina não permita passar horas e horas lendo artigos que aparecem nas redes sociais, por mais úteis que eles possam ser. E, honestamente, não pega bem ser ativo demais no LinkedIn. Nessa rede social, ao contrário de todas as outras, convém publicar com menor frequência, já que, ao longo do dia, você trabalha mais do que permanece na internet.

Porém, quando estiver online, escolha um ou dois artigos para ler e divulgar em suas redes. A aba “suas notícias” permite que você encontre textos e conteúdos de amigos e influenciadores que segue. Faça uma seleção de textos, leia e depois compartilhe, se achar que há alguma relevância neles.

6. Conecte-se a grupos

O LinkedIn permite que você se conecte a 50 grupos, então faça uma escolha muito bem pensada. A sugestão é que você comece associando-se a grupos de sua região, mas não deixe de lado os grupos nacionais e internacionais. Esses grupos são para compartilhar ideias, notícias, para tirar dúvidas e estreitar contatos profissionais. Portanto, faça bom uso deles!

Procure comentar as publicações de modo parecido com o que sugerimos sobre as publicações dos influenciadores. Faça perguntas pertinentes e demonstre o know-how e a expertise que você já tem em sua vida profissional.

7. Tenha currículo em português e em inglês

Nem só de informações corretas, atualizadas e pertinentes vive o influencer do LinkedIn. Outra forma de conquistar uma relevância ainda maior é ter o perfil, também, em inglês. O LinkedIn permite que você tenha as informações em mais de uma língua e, considerando a quantidade de falantes de inglês ao redor do mundo, achamos que compensa apostar nesse idioma.

E por que fazer isso? Bem, essa mudança simples o ajudará não só a promover sua imagem profissional em âmbito internacional, já que mais pessoas vão poder encontrá-lo na rede social, como também pode ajudá-lo a dencontrar oportunidades internacionais. O que é ótimo, não?

Sem contar que qualquer pessoa que acessar o seu perfil vai encará-lo com maior seriedade, já que um perfil bilíngue demonstra que você tem interesse em expandir suas fronteiras profissionais.

O que achou das dicas de como se tornar um influencer no LinkedIn? Fáceis de se aplicar no seu dia a dia, não? Está em suas mãos, agora, assumir uma imagem relevante nessa rede social, conquistando um público fiel e uma imagem de autoridade para os seus seguidores.

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