Pro seu celular

Como manter os dados do celular seguros?

Compartilhar
Como manter os dados do celular seguros?

Como manter os dados do celular seguros?

Publicado em 23 de maio de 2019

Será que você sabe como manter seus dados seguros? Proteger o celular de aplicativos maliciosos é uma preocupação comum, já que costumamos guardar nele um monte de informações pessoais e sigilosas, concorda? 

privacidade no celular é um assunto sério, porém muitas pessoas desconhecem a necessidade de se proteger no aparelho. Mas quais os riscos que corremos com brechas de segurança num smartphone? É justamente sobre isso que vamos comentar neste post.

Descubra agora como manter os dados do seu celular seguros.

Segurança de dados: por que é tão necessária?

A segurança de dados é um conjunto de medidas que visam diminuir a vulnerabilidade de um aparelho. Não há dúvidas de que o smartphone se tornou um dos itens mais valiosos na vida das pessoas, pois reúne fotos, informações bancárias, dados de acesso a dezenas de sites e contas, além de conversas pessoais. Por isso, aumentar a segurança de dados do celular é um assunto altamente relevante.

Devido ao valor acumulado pelo objeto, os cibercriminosos acabam se aproveitando da falta de cuidado dos usuários, que geralmente não se preocupam com a questão da segurança.

O roubo de dados pode custar uma enorme dor de cabeça, além de prejudicar a imagem de uma pessoa. Logo, você deve começar a se preocupar com a segurança do seu celular agora mesmo!

Dicas para manter os dados seguros

Está na hora de começar a pôr em prática algumas medidas simples de segurança. Confira:

Bloqueio de tela

Essa simples ação inibe a tentativa de uso do seu celular por outras pessoas. Muitos aparelhos agora possuem o recurso de scanner digital, em que o aparelho só pode ser desbloqueado com a digital do usuário. Isso significa que não adianta tentar entrar no aparelho com senhas.

Se algum amigo seu ou parente precisar usar o seu celular, esse recurso pode ser incômodo. Porém, é uma medida a mais de segurança.

Backup de arquivos

Fazer backup de seus arquivos regularmente (áudio, textos, conversas, fotos etc.) é uma ótima atitude para garantir a segurança.

Caso seu celular seja furtado, perdido ou quebrado, você terá todos os seus arquivos salvos em outro local. Ou então, os arquivos irão imediatamente para lá, sem necessitar o armazenamento local. Isso pode significar que, em caso de roubo ou furto, a pessoa não terá acesso às suas informações.

Uso de senha

Por conveniência, muitas pessoas utilizam a mesma senha para vários aplicativos e sites. Mas isso pode ser um problema, ainda mais se essa senha for previsível, como uma data de aniversário. Assim, se um terceiro descobrir a sua senha, pode acabar tendo acesso a todos os aplicativos e contas registrados em seu celular.

Por isso, utilize senhas mais difíceis e diferentes para cada login e de vez em quando efetue a troca. Caso falte criatividade, você pode usar um gerador de senhas para facilitar na criação.

Criptografia de dados

A criptografia coloca uma camada extra de segurança no seus dados, fazendo com que seja mais difícil para os hackers chegarem até suas informações pessoais. Em contrapartida, a operação pode acabar tornando algumas ações do celular mais lentas, já que informações precisam ser decodificadas antes de serem acessadas.

Porém, isso provavelmente compensa! Para isso, se o celular já não tiver essa opção em modo automático, procure em “Configurações” e depois em “Segurança”.

Aplicativo Oi Segurança

Existe um aplicativo da Oi que ajuda a cuidar da segurança do seu aparelho. Descubra algumas de suas funções:

Viu só, a importância de proteger o seu celular de visitas indesejadas? Por isso, para manter seus dados seguros, proteja a sua privacidade com essas dicas simples, minimizando os riscos de invasão.

E não se esqueça, para receber mais dicas como essa, basta preencher o formulário abaixo.

Até a próxima!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações