Como faz

Como fazer um bom currículo com ajuda de sites e aplicativos

Compartilhar
Como fazer um bom currículo com ajuda de sites e aplicativos

Como fazer um bom currículo com ajuda de sites e aplicativos

Publicado em 21 de junho de 2018

Superar a concorrência no mercado de trabalho é um desafio para muitos profissionais. Ter um bom currículo, com informações claras e formato adequado, pode ser um diferencial e tanto na hora de conseguir uma recolocação ou promoção. Nesse contexto, alguns sites e aplicativos podem facilitar a sua vida.

Pensando nisso, produzimos este post com dicas que você poderá utilizar para melhorar seu currículo e conseguir a a tão sonhada vaga. A internet também pode ajudar na hora de elaborar seu curriculum vitae (CV). Confira nosso post, coloque em prática e boas entrevistas!

Por que fazer um currículo online?

A internet nos permite infinitas facilidades: pedir comida, movimentar-se pela cidade, assistir a filmes e séries, marcar eventos, enviar lembretes etc. Assim como diferentes aspectos de nossa vida pessoal foram modificadas, os processos de recrutamento e seleção, bem como recebimento de currículos também evoluiu para o mundo digital.

Com os avanços tecnológicos, inúmeros recrutadores usam serviços disponibilizados em plataformas digitais. Aliás, é importante destacar que o alcance de alguns portais e/ou apps é bastante grande. Ter um currículo online nessas plataformas pode ajudá-lo a ficar na frente de outros candidatos, aumentando suas chances de ser visto e chamado para uma entrevista.

Com a web você também tem a possibilidade de manter seu currículo sempre atualizado, o que é fundamental para concorrer às melhores vagas. Mas lembre-se, você precisa ter disciplina para acessar as plataformas e fazer as modificações necessárias. Além disso, é fundamental saber utilizar de maneira adequada os recursos que determinadas ferramentas disponibilizam para montar um currículo com as informações certas para o cargo pretendido.

Como fazer um bom currículo?

Antes de tudo, atente-se à clareza das informações reunidas em seu CV. Exagerar sobre sua experiência ou mentir a respeito de algum idioma não é positivo — até porque você não terá como sustentar esse tipo de enganação em uma entrevista e esse tipo de atitude pode acabar fechando portas, ao invés de abri-las.

Seja claro e conciso na hora de descrever seus objetivos e experiências profissionais. Descreva suas habilidades e experiências em bullets ou itens, facilitando a leitura. Evite frases longas e preciosismos e, acima de tudo, seja honesto e transparente quanto a suas habilidades.

Pense no que o recrutador espera de um candidato para aquele cargo, especificamente. Talvez incluir experiências muito antigas ou que já não fazem mais parte de seus objetivos profissionais não façam tanto sentido. Invista em experiências que fizeram com que vocês adquirisse novas habilidades, sejam elas técnicas ou interpessoais, destaque seus pontos forte, mas sem exageros e adjetivos.

Sites e aplicativos para elaboração e edição de currículo

LinkedIn

Mais do que um site ou aplicativo, o LinkedIn é uma das redes sociais voltadas para profissionais e empresas mais utilizadas no mundo. Por meio dele, você pode criar um perfil profissional completo que acaba funcionando como um currículo online.

O mais bacana do serviço é que ele é gratuito, embora também tenha recursos pagos opcionais. Utilizando as ferramentas e as dicas fornecidas pela rede, você tem acesso a vagas de várias empresas, além de poder entrar em contato diretamente com elas e seus colaboradores.

Já que tocamos esse ponto, o networking é um dos grandes atrativos da plataforma. Assim como em outras redes sociais, nela você pode adicionar contatos, receber recomendações e seguir profissionais influentes na sua área de atuação. De quebra, você ainda consegue acompanhar como seus concorrentes se posicionam no mercado.

Como em toda a rede social, no LinkedIn você também pode -e deve incluir uma foto de perfil. Mas lembre-se, nada de fotos “no bar com a galera”. Afinal de contas, trata-se de uma rede profissional e lá você deve agir como tal, então, capriche na beca na hora da foto. 

Para ser visto pelos recrutadores com frequência, além de preencher todos os campos sugeridos, o usuário precisa ser ativo na rede social — compartilhando conhecimento e participando de discussões, por exemplo. Outra boa funcionalidade é que o LinkedIn permite que você baixe seu currículo PDF a qualquer momento. Assim, você pode usar a rede social para atualizar seus dados com agilidade e fazer o download do arquivo sempre que precisar imprimi-lo.

A usabilidade também merece destaque. Com dicas e sugestões em português, sua interface é amigável tanto no site quanto no app. Vale a pena conferir as diferentes versões e descobrir qual delas agrada mais você.

Kickresume

Se você quer criar um currículo com aspecto agradável e organizado, o Kickresume pode ser a solução. Com diversos recursos gráficos para deixar seu CV mais bonito, a ferramenta consegue cumprir seu propósito de maneira ágil e descomplicada.

Assim como o LinkedIn, ele também tem recursos adicionais que podem ser contratados caso você tenha interesse. De qualquer forma, as funcionalidades gratuitas são suficientes para fazer um ótimo currículo.

O Kickresume é uma boa alternativa para quem não quer investir muito tempo na criação de um CV. Em dez minutos, mais ou menos, seu currículo fica pronto, com um layout atraente e organização invejável.

Detalhes como ícones e outros recursos de imagem podem fazer a diferença aos olhos do recrutador, já que ajudam a segmentar as informações. Você pode tentar modelos prontos, desenvolvidos por designers, ou se arriscar em algo mais personalizado.

Easel.ly

Dependendo da sua área de atuação, o Easel.ly pode ser uma excelente escolha. Se quiser sair do convencional e fazer um currículo e/ou portfólio em forma de infográfico, com informações curtas e diretas, esse site é a solução para as suas ambições.

A melhor parte é que a ferramenta é super simples de mexer. Segurando e arrastando os componentes, você pode customizar seu currículo com extrema facilidade. O resultado final? Parece que seu CV foi montado por um designer profissional!

Grande parte dos elementos é personalizável: cores, imagens, blocos etc, trazendo mais criatividade para seu currículo e suas competências. É uma ótima pedida para quem trabalha com inovação, comunicação, artes e afins.

Vizualize.me

Assim como o Easel.ly, o Vizualize.me cria currículos no formato de infográficos, tornando suas informações profissionais mais atrativas e diretas. A plataforma aposta em designs arrojados, que colocam o texto em evidência.

Um ponto muito interessante do site é que ele só permite a utilização de alguns campos específicos, eliminando o risco de você colocar dados demais, poluindo o documento ou excedendo-se em informações. Além disso, a ferramenta é ágil e oferece uma experiência de utilização simples e amigável.

Saber como fazer um bom currículo é essencial para quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Seguindo essas dicas, você estará mais perto de conquistar aquela vaga tão sonhada.

Gostou das dicas? Então, compartilhe esse post com seus amigos e familiares e dê uma força para que eles também consigam uma rápida recolocação ou promoção!

Ah! E não se esqueça: preencha o formulário abaixo e receba gratuitamente nossas atualizações mais novidades.

Até a próxima!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações