Pro seu celular

Como conseguir mais espaço no celular?

Compartilhar
Como conseguir mais espaço no celular?

Como conseguir mais espaço no celular?

Publicado em 05 de março de 2018

Não há um usuário dos smartphones atuais que não tenha sofrido com a mensagem exigindo espaço no celular para baixar um aplicativo ou uma música.

Praticamente toda a nossa vida passa pelos aparelhos móveis: os utilizamos para acessar redes sociais, ler e-mails, fazer compras em e-commerces, conversar e trocar arquivos no WhatsApp, organizar nossa agenda do dia e até mesmo para controlar nossa dieta e atividade física.

Dessa forma, realmente é muito difícil não extrapolar a memória do celular. Exceto para quem pode comprar os celulares mais caros, com armazenamento de 128 gigabytes, quase todo mundo precisará limpar o espaço do celular.

Entretanto, realizamos essa tarefa sem um método certo e acabamos escolhendo eliminar arquivos importantes, quando, na verdade, há fontes de espaço secundárias que podem ser usadas. Por isso, preparamos este post especialmente para você:

1. Exclua os arquivos do cache para liberar espaço no celular

Se você explorar bastante a tela de configuração de armazenamento e selecionar um aplicativo individualmente, você notará que cada um deles possui seu próprio armazenamento de dados “em cache”. É o local onde os arquivos baixados e os temporários ficam armazenados com a finalidade de tornar a navegação dentro do app menos dependente da conexão com a internet.

Apesar de ser uma funcionalidade interessante, em alguns aplicativos ela pode acabar gerando muitos megabytes de arquivos, como é o caso do WhatsApp, Google Chrome, Safari, Google Maps etc.

Com isso, apenas os dados “em cache” usados ​​por seus aplicativos podem facilmente ocupar mais de um gigabyte de espaço de armazenamento. Como dissemos, na maioria das vezes, são apenas arquivos temporários e podem ser excluídos com segurança para liberar mais espaço no celular. Para isso, basta um clique no botão Limpar Cache, é realmente um processo muito rápido.

Se a ideia de limpar os dados em cache clicando em aplicativo por aplicativo te dá preguiça, no Android há uma opção que pode simplificar todo o processo e limpar o cache de todos os aplicativos de uma só vez: acesse Configurações > Armazenamento > Dados em cache, depois basta clicar em OK na janela de confirmação.

No iPhone, apagar o cache é limitado às opções dos aplicativos. Isso significa que não será possível deletar o cache de todos apps, porém alguns, como o Twitter, oferecem essa função.

2. Limpe a pasta Downloads

Assim como em um PC ou em um notebook, seu dispositivo possui uma pasta de Downloads, que é o esconderijo favorito para arquivos baixados automaticamente ou de suas várias aplicações para Android. Muitas vezes, você precisou baixar um documento há meses, porém não o deletou quando não foi mais útil.

Para excluir arquivos indesejados em um aparelho Android, abra a pasta Downloads para ver o que está armazenado. Toque no menu de três linhas no canto superior da tela e classifique a lista por tamanho e, em seguida, dê uma olhada no que está acumulando espaço. Se você vir qualquer coisa que não precisa, não tenha medo: toque e segure o arquivo para selecioná-lo, então toque no ícone da lixeira.

Os smartphones Apple com iOS 11 vêm com um aplicativo de gerenciamento, chamado Arquivos. Integrado com a conta iCloud, você pode visualizar e excluir quaisquer arquivos locais ou armazenados em sua conta.

3. Faça o upload de suas fotos na nuvem

Uma das melhores funções do aplicativo Fotos da Google é a sua capacidade de fazer backup de toda a biblioteca em sua conta Google. Uma vez lá, elas estarão protegidas com segurança, podendo ser acessadas com uma conexão com a internet.

Para liberar esse espaço, abra o aplicativo Fotos, toque no botão de três linhas no canto superior esquerdo da tela e, em seguida, toque em Liberar o armazenamento do dispositivo. O aplicativo permitirá que você saiba quantas fotos ele pode excluir do armazenamento local. Depois, clique em OK para confirmar o processo.

4. Mova arquivos para o Google Drive ou iCloud

De forma semelhante ao processo de mover suas fotos e vídeos com o Google Fotos, você pode usar o Google Drive ou o iCloud (que são gratuitos) como uma forma de armazenamento em nuvem para os arquivos do seu smartphone.

Ambas opções valem a pena ser consideradas mesmo se seu celular não estiver cheio, pois assim você não perderá suas mídias se quebrar ou perder seu dispositivo. O único inconveniente é que você precisará de uma conexão de internet para visualizar seus arquivos.

5. Apague mapas off-line no Google Maps

Fazer o download de um mapa na versão mais recente do aplicativo do Google Maps é uma ótima maneira de navegar quando seu dispositivo está off-line, especialmente agora que as funcionalidades do app estão sendo fornecidas para uso sem conexão.

Contudo, esses mapas off-line pesquisáveis ​​têm um custo: um espaço de armazenamento muito alto. Na verdade, um único mapa off-line pode consumir mais de um gigabyte de armazenamento, dependendo do tamanho da área.

Você pode verificar quanto espaço seus mapas off-line estão ocupando ao pressionar o ícone de três linhas no canto superior esquerdo do app, depois toque em Mapas off-line. O armazenamento usado por cada mapa off-line é exibido abaixo do seu nome. Para recuperar este espaço, selecione o mapa e toque em Excluir.

6. Exclua os aplicativos e jogos antigos que você não usa

Algumas aplicações e jogos consomem uma quantidade surpreendente de armazenamento. Se mais tarde você decidir que você precisa deles, basta baixá-los novamente — qualquer aplicativo que você comprou na Google Play ou na App Store estará disponível para qualquer dispositivo em que você esteja logado.

Ao fazer a limpeza, é fácil deixar alguns para trás quando estamos olhando atalhos na tela inicial. Para o Android, abra a Play Store, toque as três linhas no canto superior esquerdo para abrir o menu e, em seguida, escolha Meus apps e jogos.

Essa opção lhe mostrará todos os aplicativos no seu telefone ou tablet (exceto aqueles instalados fora da Google Play). Para remover algum, basta selecionar o aplicativo e escolher Desinstalar.

Na tela inicial do iOS, toque e segure no app que deseja excluir. Você verá um pequeno “x” em cima deste e de todos outros apps na tela. Desse modo, simplesmente toque nos “x” em cada aplicativo que deseja excluir. Fácil, não é mesmo?

Você percebeu como é possível conseguir mais espaço no celular com atitudes pequenas e que não sacrificam arquivos e apps realmente importantes?

Basta tomar estas atitudes periodicamente e assim seu celular sempre terá uma navegação mais leve, sem faltar espaço na hora de baixar sua música favorita ou um app super útil!

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Tags:Dicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações