Como faz

Como configurar o roteador da Oi? Veja o passo a passo

Compartilhar
Como configurar o roteador da Oi? Veja o passo a passo

Como configurar o roteador da Oi? Veja o passo a passo

Publicado em 28 de maio de 2019

Você está precisando de uma ajuda para configurar o seu roteador da Oi? Então este post é para você! Sabia que quem tem o roteador da Oi conta com várias facilidades?

Uma delas é poder conectar vários dispositivos em apenas um sinal de wireless. É possível conectar smartphones, televisões ou impressoras. Montando uma rede sem fio, você e sua família podem acessar a internet de qualquer lugar da casa, sem pagar nada a mais por isso. A configuração é manual e também pela rede.

Se você quer saber o passo a passo de configuração do roteador Oi, confira agora as nossas dicas. Vamos falar sobre os principais benefícios da configuração e quais os equipamentos necessários para isso. Acompanhe!

Informações sobre o aparelho

A internet que o roteador vai proporcionar a você é diferente da conexão de um smartphone, que pode ser 3G ou 4G.

A explicação é a seguinte: a rede Wi-Fi é sem fio e transmite informações de internet por meio de ondas de rádio, porém só funciona com auxílio de um roteador wireless. O aparelho vai receber o sinal e decodificar e emitir a partir de uma ou mais antenas.

Já a conexão de celulares utiliza frequências de telefonia móvel, sendo possível que a pessoa use internet em qualquer lugar, tanto aberto como fechado.

A configuração do roteador pode ser tanto em Windows quanto em Mac.

Principais benefícios

Com a configuração do aparelho, você ganha benefícios como:

Certo, mas como funciona? Para acessar a internet Oi basta ter um modem comum e um roteador WiFi. Você conecta um modem a um computador da sua casa. A internet é convertida em sinal de rádio e transmitida para outros equipamentos. É necessário criar uma senha para a sua rede.

Como configurar o roteador da Oi: passo a passo

Para começar, estes são os equipamentos necessários para a configuração:

A configuração é dividida em duas partes: física e de rede. Na física, você deve fazer o seguinte:

1. Conecte uma das pontas do cabo ethernet no modem ADSL;
2. Conecte a outra ponta do cabo ethernet ao roteador;
3. Conecte uma ponta do cabo de telefone à entrada ADSL do modem;
4. Conecte a outra ponta do cabo de telefone ao microfiltro;
5. Conecte o microfiltro ao adaptador simples;
6. Conecte o adaptador simples à tomada de telefone;
7. Se quiser utilizar a saída do telefone para ligar tanto o modem, quanto o telefone, basta conectar o cabo do telefone na outra saída do microfiltro, identificada como “PHONE”; pegue o outro cabo ethernet e conecte uma ponta em uma das saídas do roteador e a outra ponta ao access point. Em seguida, ligue tudo na energia elétrica na ordem modem -> roteador -> access point;

Configuração da Rede

1. Primeiro passo

A configuração do aparelho de banda larga da Oi se localiza em uma página eletrônica. Por isso, você vai precisar de navegador. Na barra de endereços, escreva 192.168.1.1/wizardoi e clique em “ir”.

2. Segundo passo

Surgirá uma tela com login. Coloque “admin” em todas as áreas e depois insira o login que a Oi vai fornecer. Então, escolha a opção WAN Setup.

3. Terceiro passo

Aparecerão opções com portas de conexão. Clique em PPoE (ADSL). Na parte de password e conta (Account), você deve colocar informações que a Velox fornecer. Preencha com os dados de provedor fornecidos pela Oi. Então, clique em “Aplicar” ou “Salvar”. Pronto! Seu roteador já está configurado! 

Configuração do Access Point

Mas, calma! Mesmo com o roteador configurado, ainda serão necessárias algumas configurações extras para garantir que tudo funcione da melhor maneira.

Um access point é um dispositivo de rede que permite levar o sinal de Internet para áreas em que a cobertura é limitada. Então, preste atenção:

Primeiro, abra um navegador e digite o endereço: http://192.168.0.50. Entre com o login e senha, de acordo com o que diz o manual do equipamento. Localize a opção “Wireless” e selecione a opção “Security”, “Segurança” ou termo similar.

Depois procure a opção entitulada “Authentication Type”, “Tipo de Autenticação”, “Autentication” ou  algo similar e então escolha “WPA2”. Localize o campo “KEY”, “CHAVE” ou algo do tipo e preencha com uma senha. Atenção: guarde a senha, pois ela será usada toda vez em que for necessário fazer conexão dos outros computadores ao access point. Finalize clicando em “Aplicar”, “Salvar” ou similar.

Acompanhou cada passo? Então, agora sim! Está tudo configurado para você ter uma internet segura e de qualidade.

Viu só como é possível configurar o seu roteador da Oi por conta própria. Com ele você pode acessar a internet de qualquer aparelho WiFi por meio de uma navegação criptografada e ampla. Caso tenha dúvidas relacionadas aos planos de internet, vale a pena conferir as opções disponíveis.

Para te ajudar a escolher, ficam algumas dicas: o que você mais usa em casa, celular ou computador? Você utiliza mais a internet para vídeos ou jogos? Bem, escolher a velocidade da internet faz toda a diferença na qualidade da conexão. Então, não tome uma decisão precipitada!

Como você viu, o roteador Oi pode ser configurado em casa por você, desde que siga o passo a passo indicado. Para isso, tenha em mãos um modem, um roteador, e não se esqueça dos outros equipamentos necessários.

Viu como é fácil?! E não deixe de conferir também nossas ofertas de Oi Fibra e viva em alta velocidade!

oi fibra

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações