Pra se conectar

Como acessar internet na TV? Descubra de uma vez por todas!

Compartilhar
Como acessar internet na TV? Descubra de uma vez por todas!

Como acessar internet na TV? Descubra de uma vez por todas!

Publicado em 24 de julho de 2018

Devido à popularização do uso de serviços de streaming de áudio e vídeo como YouTube, Spotify e muitos outros, é cada vez mais comum acessar internet na TV. E, com a chegada da tecnologia das Smart TVs esse costume tende a se intensificar e modificar a forma como assistimos televisão e acessamos a internet.

Smart TV nada mais é do que uma televisão com sistema operacional mobile — como o de um smartphone — e receptores Wi-Fi integrados, que permitem que ela se conecte à internet.

No entanto, não é somente com esse tipo de televisor que podemos nos conectar. Televisões comuns também podem acessar a internet com o auxílio de dispositivos como Chromecast, Apple TV, game consoles, como XBox e PS, ou mesmo pelo PC ou notebook.

Hoje, mostraremos como acessar internet na TV. Continue a leitura e confira!

Conexão pelo computador

Certamente, o método mais simples e barato de acessar internet na TV é por meio da conexão entre um computador/notebook e uma televisão a partir de um cabo HDMI ou VGA.

Se o seu aparelho televisor for um pouco mais antigo, a conexão que transmitirá a imagem do computador para a tela talvez necessite de um cabo VGA. Enquanto nas televisões mais modernas é o cabo HDMI que desempenha essa função.

Não há complicação nesse método, pois, na prática, os dois cabos servem para a mesma finalidade e basta conectá-los entre o PC e a TV. A única diferença é a definição e qualidade de imagem, sendo o HDMI superior.

Chromecast e Apple TV

O Chromecast é o dispositivo externo para conexão desenvolvido pelo Google. Consiste em um acessório semelhante a um pendrive, que é conectado pela entrada USB da televisão, permitindo a distribuição de conteúdos digitais via smartphones ou computadores para a TV.

Basta ter uma conexão Wi-Fi ativa em casa e os aparelhos serão sincronizados na mesma rede sem fio. Com o Chromecast é possível acessar serviços de streaming como YouTube. A opção é bastante viável pelo fato de “transformar” seu aparelho em uma Smart TV por um preço em torno de R$ 179,00.

Existe um aparelho com funções semelhantes desenvolvido pela Apple, o Apple TV. A conexão é específica para usuários de iPads ou iPhones. É necessário ter o iTunes ou o iCloud instalado no dispositivo.

Videogames

Se você tem um console desta geração ou da anterior, como um PlayStation 3/4 ou um Xbox 360/One, pode utilizá-los para acessar a internet na TV. Como esses aparelhos se conectam à internet e permitem a instalação de aplicativos no sistema, é possível acessar serviços como Spotify, YouTube e muitos outros pelo próprio console.

Como você pôde conferir, acessar a internet na TV não é uma atividade que apenas usuários de Smart TVs podem realizar. Existem diversas opções que permitem que você assista às suas séries favoritas e canais no YouTube sem precisar desembolsar altos valores.

Agora que você já conhece algumas das melhores práticas para acessar internet na TV, descubra também a resposta para a pergunta: qual a melhor opção de dispositivo, Chromecast ou Apple Tv?

E não deixe de se inscrever para receber mais dicas gratuitas. Basta preencher o formulário abaixo e você recebe nossas novidades em seu e-mail.

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações