Pro seu celular

Capinha e película de vidro: esses itens protegem mesmo?

Compartilhar
Capinha e película de vidro: esses itens protegem mesmo?

Capinha e película de vidro: esses itens protegem mesmo?

Publicado em 13 de julho de 2018

À medida que os smartphones evoluem, adquirindo uma vasta gama de recursos e funcionalidades diferentes, também se tornam mais frágeis. O que nos leva a questionar a utilidade de acessórios para celular como a capinha e a película de vidro.

A promessa das empresas que fabricam esses “adereços” é de que eles são capazes de proteger os dispositivos móveis contra quedas, impactos, arranhões e todo o tipo de risco que possa comprometer a sua vida útil. No entanto, as opiniões a respeito de sua eficiência se dividem entre os usuários.

Afinal, será que a capinha e a película de vidro, de fato, ajudam a proteger o smartphone? Ou isso não passa apenas de rumores para aumentar as vendas desse mercado? Continue a leitura do artigo para entender tudo sobre o assunto!

Por que os cuidados com a tela do celular são importantes?

película de vidro

Ao adquirir um novo celular ou tablet é muito comum tomar bastante cuidado ao manuseá-lo para preservar a sua estética e, é claro, funcionalidade, já que se trata de um aparelho caro, não é mesmo?

Por isso, é muito comum que a primeira compra de acessório que venha à cabeça do usuário seja uma película de vidro para proteger a tela de arranhões e trincados.

Afinal, apenas a tela do smartphone pode chegar a custar aproximadamente 60% do seu valor total, além de concentrar todo o controle das funções e recursos do aparelho. Isso quer dizer que uma tela quebrada ou trincada não apenas atrapalha a visualização do conteúdo, mas também pode interferir em seu desempenho.

Resumindo, é importante tomar cuidado com a tela do celular, pois diferente dos aparelhos de algumas décadas atrás que, além de serem mais resistentes, a tela era pequena e sem grande importância, os modelos modernos podem ser considerados pequenos computadores em que a experiência de uso está concentrada na tela.

Proteger essa parte do dispositivo móvel é crucial para a sua durabilidade, por isso a película de vidro se mostra como uma alternativa útil.

O que é uma película de vidro?

Basicamente, é uma pequena camada de vidro temperado e transparente com o formato da tela do smartphone. O objetivo é que funcione como se fosse um segundo vidro para a tela do dispositivo. A película é submetida a um tratamento térmico que lhe confere maior resistência mecânica e dureza, já que é desenvolvida para oferecer proteção ao celular.

Como falamos no tópico anterior, os fabricantes prometem que esse acessório evite que a tela seja riscada e até mesmo seja protegida contra pequenas quedas, pois são capazes de absorver parte do impacto, trincando no lugar da tela. Será que isso é verdade?

Quais são os principais fatos sobre a película de vidro?

Tem pontos fracos

A película é fabricada pelo mesmo material que é utilizado na produção de vidro, dióxido de silício. Isso quer dizer que ainda que seu vidro seja o Gorilla Glass, a areia pode arranhar a tela do smartphone.

Ou seja, por ser constituída como qualquer outro tipo de vidro, a película também é vulnerável a riscos. Além disso, no caso de um impacto forte, certamente, ela quebrará.

Então, diferente do que as propagandas anunciam, não dê uma martelada no celular. 🙂

Amortece impactos e pequenas quedas

Na maioria dos acidentes comuns como colisões e quedas de pequenas alturas, é um fato: a película de vidro pode estilhaçar ou trincar, protegendo a tela original do dispositivo móvel, pois absorve grande parte do impacto. As chances da tela sair ilesa são grandes após um tombo.

Pode reduzir a sensibilidade do touch

Ao receberem uma película de vidro, alguns celulares que têm um painel touch naturalmente problemático, podem perder grande parte da sensibilidade do touch screen ou até mesmo pararem de responder aos comandos.

A película adiciona alguns milímetros de distância à tela do smartphone, criando um relevo extra, por isso pode interferir na sensibilidade do toque, além de provocar o “afundamento” do botão “Home” de alguns modelos de celular.

Por fim, vale ressaltar que os problemas citados são mais comuns em películas de qualidade duvidosa. Afinal, não são todos os modelos disponíveis no mercado que são realmente bons.

Procure por marcas bem avaliadas pelos consumidores, pois apesar de serem um pouco mais caras, seu custo-benefício compensa a diferença do valor.

O que é uma capinha de celular e qual sua função?

capinha

A capinha de celular ou tablet é um acessório bastante popular e, hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não a utilize em seu dispositivo móvel. Muitas pessoas as usam por questões estéticas, outras usam porque oferece mais proteção contra impactos e colisões. Mas, será que isso funciona de verdade?

Quais são os tipos de capinha e suas principais características?

Dentre os principais modelos de capinha de smartphone disponíveis, podemos citar:

Para finalizarmos o nosso artigo, vale lembrar que apesar das capinha para celular feitas com material de qualidade e boa camada protetora interferirem na recepção do sinal, fazendo com que o aparelho esquente, seu uso é altamente indicado, já que evita que quedas acidentais invalidem o smartphone.

Como você pôde conferir, a capinha e a película de vidro são acessórios que, se escolhidos de acordo com as dimensões do celular e em modelos de qualidade, são capazes de minimizar as consequências de quedas e colisões aos quais todos estão expostos.

E não deixe de preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de mais dicas de cuidados com seu celular!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações