Pra se conectar

Blocos de carnaval 2019: confira a lista dos melhores blocos do país

Compartilhar
Blocos de carnaval 2019: confira a lista dos melhores blocos do país

Blocos de carnaval 2019: confira a lista dos melhores blocos do país

Publicado em 18 de fevereiro de 2019

Você é do tipo de pessoa que não perde a chance de pular carnaval? Então, confira dicas de blocos para você cair na folia do Oiapoque ao Chuí e curtir o que há de melhor no Carnaval no país! Ah, e não deixe de conferir a lista de apps para montar seu calendário de bloquinhos!

De modo geral, manda a tradição que os blocos de carnaval são criados pelos próprios moradores dos bairros, que desfilam pelas ruas, avenidas e praças acompanhados de trios elétricos ou bandas. Geralmente têm nomes com trocadilhos e frases marcantes, além de temas específicos, para trazer ainda mais animação.

Segundo o Ministério do Turismo, em 2018 as cidades mais procuradas para o Carnaval foram Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Olinda. Juntas, elas representaram 65% de toda a movimentação financeira da temporada. E, se você curte todo esse agito, conheça um pouco dos blocos mais famosos de cada município.

Blocos de carnaval no Rio de Janeiro

Criado em 1918, o Cordão da Bola Preta é o mais antigo em atividade no estado. Considerado um dos blocos mais tradicionais do Rio, é um verdadeiro símbolo da cidade, perdurando muito além de modas ou tendências passageiras. O abadá oficial do bloco é uma roupa branca com bolinhas pretas, mas lógico que você pode ir com sua fantasia favorita sem problemas.

Outro bloco tradicional da cidade é o Carmelitas. Criado em 1990 em homenagem a dona Laurinda, socialite famosa pelas festas super badaladas em seu casarão em Santa Teresa. Além dele, o Simpatia é Quase Amor também arrasta milhares de foliões pelas ruas do Rio. O bloco nasceu em 1985, em meio às manifestações das Diretas Já e tem como padrinhos Dona Zica da Mangueira e Albino Pinheiro.

Blocos de carnaval no nordeste

Pernambuco

Homem da Meia-Noite é um dos blocos mais procurados no estado e já existe há 83 anos. Saindo sempre à meia-noite do sábado para o domingo, o cortejo faz a festa pelas ladeiras do sítio histórico da cidade, sempre acompanhado de seu famoso símbolo, o Boneco de Olinda. Seus criadores foram o marceneiro Benedito Barbaça e o pintor de paredes Luciano Anacleto de Queiroz. A inspiração para criação dos bonecos veio do cinema, uma vez que Luciano teria ficado impressionado com o protagonista do filme “O ladrão da meia-noite”.

Já o Galo da Madrugada foi considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, sendo registrado pelo Guinness Book em 1994 e segue como um dos maiores desfiles do estado. O principal ritmo tocado é o frevo, mas outros estilos musicais também fazem parte do repertório.

Bahia

O tradicional Mudança do Garcia surgiu há 80 anos e faz protestos em forma de folia, tratando de assuntos como política, educação e saúde. Centrais sindicais e movimentos sociais costumam participar do bloco.

Já o Bloco Camaleão, comandado por Bell Marques (ex-vocalista do grupo Chiclete com Banana), tem uma das estruturas mais bem organizadas do carnaval baiano, fazendo o circuito Barra/Ondina. A organização conta com seguranças, sanitários, lanchonete e área de atendimento médico.

Blocos de carnaval em Minas Gerais

Em Belo Horizonte, o Bloco dos Deuses é uma das opções mais diferentes. Pelas ruas desfilam deuses romanos, africanos, nórdicos, egípcios, gregos, entre outros. As ruas da cidade também são tomadas pelo recente Bloco do Pijama que, pelo nome, você já deve imaginar quais são as vestimentas ideais para curtir essa folia.

Segundo a Belotur (Empresa de Turismo de Belo Horizonte), quase 600 blocos de rua se cadastraram para desfilar pela cidade em 2019,  ou seja, opção é o que não falta para quem quer aproveitar o Carnaval de BH.

Blocos de Carnaval em São Paulo

No ano de 2018, em São Paulo, o bloco Casa Comigo atraiu uma multidão para o Largo da Batata, em Pinheiros. Ele celebra o amor e reúne milhares de “noivos e noivas” à procura da pessoa amada. Também é famoso seu antagonista, o bloco Que Casar Que Nada, que surgiu como uma resposta bem-humorada ao Casa Comigo. Ele reúne solteiros convictos que querem mais é aproveitar o momento.

Agora, se você prefere música eletrônica, existe o Bloco D. Rrete. A iniciativa é da D-Edge, uma casa noturna paulistana dedicada ao underground e novos estilos musicais.

Blocos de Carnaval de Brasília

O Bloco Virgens da Asa Norte, do Distrito Federal, reúne rapazes que se vestem de moças com o intuito de provocar muitas gargalhadas. E o Babydoll de Nylon, um dos mais populares de Brasília, também está com presença confirmada para a folia de 2019. Criado em 2011, o primeiro desfile reuniu apenas 80 pessoas, já em 2018, esse número ultrapassou a marca dos 65 mil. A fantasia? Camisolas, robes e roupas de dormir são bem-vindas.

Bônus!

Bloco Infantil O Cordão da Bicharada

Cordão da Bicharada - PA

Fonte: Redação RPA

Há 44 anos, Mestre Zenóbio cria fantasias de animais para as crianças de Cametá, no Pará. O bloquinho existe desde 1975 com o objetivo de conscientizar a sociedade da relação homem – natureza e a importância da preservação ambiental. Em 2017, o Mestre e o Cordão da Bicharada receberam o Prêmio Manifestações Culturais da Fundação Cultural do Pará. Tem coisa mais fofa, gente?!

Aplicativos para curtir o feriado

Agora vamos falar sobre os aplicativos disponíveis e exclusivos para a época do carnaval. E se você não quiser perder nada da folia, confira três apps para encontrar os blocos de carnaval de rua mais famosos do Brasil. Depois é só escolher o que mais combina com você e curtir bastante! Todos estão disponíveis para Android e iOS.

1. PE no Carnaval 2019

O app PE no Carnaval é voltado apenas para a divulgação do carnaval do estado de Pernambuco. É possível conferir a programação completa dos blocos, matérias e entrevistas. Configuração: Android versão 6.0 ou acima.

2. Blocos de Rua SP Carnaval 2019

Esse é o app mais baixado do Carnaval de São Paulo. O Blocos de Rua SP Carnaval 2019 permite visualizar a programação e agenda dos blocos, festas e ensaios, contendo a descrição de cada um e matérias em destaque. Configuração: Android versão 4.4 ou mais.

3Carnaval SP RJ 2019 – CarnaBlocos

Esse app envia notificações para você não perder os eventos dos dois estados. Permite consultar a agenda de festas disponíveis, confirmar presença, troca de mensagens entre os usuários, possui grupos de chat e descrição detalhada dos eventos e blocos. Configuração: precisa ter Android versão 4.0.3 ou acima.

Com essas dicas não tem como você perder a festa! Além de ficar por dentro da programação, é possível conhecer gente nova antes mesmo de sair para as ruas.  Existem dezenas de opções para 2019 espalhadas pelo país, escolha as que mais te atraem e curta o feriado!

Não deixe de compartilhar esse post com seus amigos. Assim, vocês já fecham de uma vez o calendário do Carnaval e curtem a folia no maior estilo!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações