Como faz

Black Friday: invista de forma inteligente

Compartilhar
Black Friday: invista de forma inteligente

Black Friday: invista de forma inteligente

Publicado em 04 de outubro de 2018

A Black Friday é um dia esperado por milhões de consumidores espalhados pelo mundo, mas não se sabe exatamente quando ela começou a ser celebrada do jeito que conhecemos. O desfile do Dia de Ação de Graças — também chamado de desfile do Papai Noel —, promovido pela loja de departamentos Macy’s, é uma espécie de antecessor oficial da comemoração.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1869, por conta de uma queda nos preços da Bolsa de Valores de Nova York. Essa redução aconteceu graças a um ataque especulativo; Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa. O governo foi obrigado a intervir, fazendo com que os investidores perdessem grandes fortunas.

Sua popularidade, porém, só se concretizou durante os anos 2000. Por muito tempo, as compras massivas aconteciam no sábado e não na sexta-feira. Para saber mais sobre essa data e conferir algumas dicas para aproveitá-la, leia o texto até o fim!

Como aproveitar a Black Friday?

1. Tenha paciência

Várias oportunidades aparecerão na sua frente. Sem a devida calma, você pode fazer compras impulsivas e prejudicar a sua saúde financeira — e você não quer isso, certo?

2. Pesquise muito

Encontrou seu objeto de desejo por um preço bacana? Então pesquise mais um pouquinho para saber se essa realmente é a melhor oferta disponível. Muitas vezes, é possível encontrar o mesmo item por um preço ainda mais baixo.

3. Faça uma lista de desejos

Se você quer comprar um celular novo e um smartwatch, por exemplo, insira esses itens em uma lista de desejos. Assim, tudo será mais fácil na hora das compras, já que você terá seus alvos definidos.

4. Desconfie

Infelizmente, nem todas as “grandes promoções” que aparecem na Black Friday são verdadeiras. Muitas delas, inclusive, sequer refletem uma queda no preço original.

Sites e apps como BaixouBondfaroJá Cotei e Buscapé permitem que você analise a flutuação dos preços de um determinado produto. Assim, há como saber se ele realmente está mais barato e se esse desconto vale a pena.

5. Aproveite para fazer a portabilidade

Muita gente não sabe, mas a Black Friday é uma excelente oportunidade para trocar o plano de celular. Nessa data, algumas operadoras oferecem condições para facilitar a portabilidade de número a partir de planos mais acessíveis.

É bom ficar de olho, já que você pode encontrar serviços melhores — como planos digitais — por bons preços.

6. Adiante as compras de fim de ano

Quem não gosta de trocar presentes nas festas de Natal e Ano Novo? Como os preços da Black Friday geralmente são mais convidativos que os de outras datas, essa é uma excelente ocasião para adiantar a compra dos presentes da família.

7. Evite o cheque especial

As tentações durante esse evento são muitas — nós sabemos! De qualquer forma, se você deseja fazer um controle de gastos efetivo em sua vida financeira, é sempre bom lembrar que esse serviço financeiro cobra juros muito elevados.

8. Fuja do parcelamento

Compras parceladas são compromissos que você estabelece para o futuro. Para que suas aquisições não comprometam o seu orçamento, tenha parcimônia ao optar por essa forma de pagamento.

Enfim, é perfeitamente possível aproveitar a Black Friday de maneira consciente. Seguindo essas recomendações e tomando alguns cuidados, você pode usufruir das promoções sem se complicar mais adiante. Afinal, o principal objetivo é economizar e gastar menos, não é mesmo?

Por sinal, já conferiu nossas ofertas de Black Friday?!

Black Friday Oi

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações