Games

Aprenda inglês jogando videogame (sim, jogando!)

Compartilhar
Aprenda inglês jogando videogame (sim, jogando!)

Aprenda inglês jogando videogame (sim, jogando!)

Publicado em 16 de agosto de 2018

Não, o título não está errado; é possível aprender inglês jogando videogame. Afinal, existem diversas maneiras de começar a falar esse idioma — pode ser por meio de escolas tradicionais ou até com a ajuda de aplicativos de realidade aumentada.

A língua inglesa, diferente de outras um pouco mais exóticas, já está bem inserida na cultura brasileira. Se antes havia quem aprendesse o idioma ouvindo música, hoje existem aqueles que adquirem essa habilidade nos games. Mas, isso depende, é claro, do tipo de jogo que você curte e , também, da sua disposição. Por isso, separamos algumas dicas para que você otimize seu aprendizado enquanto joga e aumente seu XP nessa skill.

Boa leitura!

Aposte em enredos complexos

Os games deixaram de ser mero entretenimento há um bom tempo. Prova disso são os eSports, modalidade esportiva praticada por meio dos jogos eletrônicos.

Ainda assim, nem todos os jogos são necessariamente ligados a um enredo complexo. Em games como FIFA e Need For Speed, por exemplo, você não precisa se envolver, necessariamente, em uma longa história.

Os games ideais para aprender inglês, sem dúvida, são do gênero RPG ou aventura. Como eles têm histórias mais longas, você precisará prestar atenção ao enredo em inglês, seja lendo orientações, seja ouvindo as falas dos personagens.

Dessa forma, em pouco tempo você aprenderá o significado de algumas palavras e frases específicas, enriquecendo o seu vocabulário.

Treine o listening

A dificuldade de compreensão é um dos “chefões” mais desafiadores para quem está aprendendo a língua inglesa.

Pegando carona na dica anterior, dê preferência a narrativas mais longas e tente ouvir e entender o que é dito ao longo do jogo. Se necessário, repita as falas quantas vezes for preciso até que você consiga compreendê-las.

Se você não gosta dos roteiros cheios de falas, uma alternativa é experimentar os games esportivos (futebol, basquete, luta etc.) com narração em inglês — isso vai ajudar muito. Você pode usar um fone para auxiliar nesse processo.

Outra dica bacana é tentar escrever o que você ouvir. Fazendo isso, você também acabará treinando a escrita e a gramática.

Converse com outros jogadores

via GIPHY

Muita gente acha que os fãs de games são pessoas muito tímidas, que não gostam de conversar. O fato é que essa visão já está bastante ultrapassada.

Tanto nos consoles (PlayStation, Xbox, Nintendo Switch etc.) como nas plataformas de games para PC (Origin, Steam etc.) você encontra milhares de jogadores e jogadoras para bater um papo enquanto joga online.

É muito comum que os gamers conversem, criem estratégias juntos e participem de torneios. Toda essa interação é  faz com que você adquira novas skills, troque ideias, saiba mais sobre novas culturas e muito mais!

Jogue o que você gosta

Para aprender inglês jogando videogame é importante que você escolha algo que você goste, independentemente da quantidade de textos e falas do game.

Você precisa gostar o suficiente para interagir com o jogo e se conectar aos desafios que ele propõe. Caso contrário, você pode perder o interesse e o aprendizado será interrompido. Anote as palavras que você não conhece, ouça tudo com atenção, deixe um dicionário ou tradutor abertos e bom jogo!

Aprender inglês jogando videogame não só é possível como é um método muito divertido para adquirir conhecimentos sobre esse idioma tão importante. E, se “Hey, listen!” ainda é a única frase que vocês entende, é bom dar mais uma volta por Hyrule Field ou mesmo mudar de jogo. Aproveite nossas dicas e inicie seus estudos!

Quer mais dicas de de games? Conheça os 5 jogos mais populares da história e não deixe de preencher o formulário abaixo pra ficar por dentro de mais novidades!

Até a próxima!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações