Pro seu celular

Aprenda a tirar fotos com o celular como um profissional!

Compartilhar
Aprenda a tirar fotos com o celular como um profissional!

Aprenda a tirar fotos com o celular como um profissional!

Publicado em 05 de abril de 2018

“Não dá para tirar boas fotos com o celular!” Tem certeza? Começamos este artigo convidando você para dar uma olhadinha nestas fotos incríveis, que provavelmente mudarão sua visão sobre tecnologia mobile e os limites do seu aparelho!

Uma foto perfeita vai muito além da quantidade de megapixels (que, aliás, diz respeito apenas à qualidade das fotos ampliadas): o clique dos sonhos passa pelo cuidado na escolha do aparelho, pela qualidade das lentes e dos sensores, bem como pela capacidade do equipamento em captar luz. Isso sem falar, é claro, de algumas técnicas de enquadramento e luminosidade que você vai conferir a partir de agora!

Chega de desperdiçar o potencial do seu celular! Aprenda agora a fazer fotos profissionais sem precisar comprar uma DSLR!

Projetos inovadores captados pelos celulares

Cinema feito em celular

Fotos com o celular não saem boas? Como não, se até a indústria cinematográfica tem trocado suas filmadoras com supersensores CMOS 4K de 35 mm pelo minimalismo e pelo retrato do imediatismo das câmeras presentes nos dispositivos móveis?

Em 2013, o diretor criativo multiplataforma Giuliano Chiaradia ganhou destaque no Festival de Cannes por escrever, produzir, dirigir, gravar e editar um filme inteiramente no celular. Sim, o 5# Calls entrou para a história como o 1º filme brasileiro totalmente feito no celular.

O roteiro foi escrito na telinha do gadget pessoal do diretor, a trilha sonora se valeu dos ringtones disponíveis no aparelho e até os textos foram enviados aos atores por SMS (o resultado você pode conferir neste trailer). E você dizendo que não dá pra fazer boas fotos com o celular, hein?

Capa de revista a partir de um iPhone 7

Outro case interessante, prova de que a qualidade de um trabalho visual com celulares pode ser muito maior do que usualmente se imagina, é a capa da Elle australiana de junho de 2017.

A fotógrafa, blogueira e influenciadora digital Margaret Zhang foi clicada com um iPhone 7. O resultado ficou tão interessante que a equipe da revista decidiu publicar a foto da beldade (tirada na Sydney’s Bondi Beach) in natura, do jeitinho que as lentes do gadget a retrataram.

Dicas para fazer fotos incríveis através de dispositivos móveis

Escolha o aparelho avaliando os critérios adequados

Muita gente compra celular pensando apenas na quantidade de megapixels. Essa associação entre quantidade e qualidade é uma falácia propagada pela indústria mobile, um mito que precisa ser desmontado para que você seja capaz de fazer escolhas mais precisas na hora de adquirir seu próximo modelo de celular.

Megapixel se refere à resolução, ou seja, à quantidade de pixels que temos em uma imagem. Cada fotografia é formada por uma infinidade de quadradinhos, cuja existência você acaba percebendo quando tem que ampliar uma foto e ela fica toda granulada. Terrível, não?

Pois bem. O que deve ficar claro é que, a princípio, uma foto tirada em VGA (640 X 480 pixels) pode ter a mesma qualidade visual de uma imagem captada em 3MP (2592 X 1944), sendo que a diferença entre as duas configurações será percebida apenas na ampliação da fotografia. Quanto à qualidade da imagem padrão, os fatores que responderão por essa virtude serão outros, como qualidade das lentes, sensores e mecanismos de captação de luz.

Dessa forma, não escolha seu celular apenas pensando em MPs. Avalie questões como distância focal, ISO, lentes e sensores para fazer as melhores fotos com o celular!

Use a luz natural como aliada

Você quer imagens nítidas, com cores vibrantes e definição perfeita? Então você precisa entender qual é a posição ideal do objeto a ser fotografado em relação à luz. Coloque a pessoa que você quer fotografar sempre de frente com a luz e jamais de costas para ela (esse equívoco fará com que o alvo da fotografia apareça apenas em seus contornos, na mais absoluta escuridão).

Ah, e nada de tirar fotos com janelas de fundo, ok?

Use o flash de um outro celular para ajudar a dar luminosidade às fotos noturnas

O segredo de tirar fotos com o celular à noite (em boa qualidade) é ajudar na iluminação do cenário com um outro aparelho. Se você estiver tirando uma foto com amigos, peça para que ao menos um deles saia da cena para iluminar os rostos dos fotografados (de maneira indireta) com um outro celular (esse reforço de luz é feito com equipamentos específicos até mesmo em filmagens profissionais).

Isso por que a maior parte das fotos borradas tem como causa dois motivos: pouca luz ou movimento. Ocorre que quanto menor for a luz do ambiente, mais tempo a lente da câmera permanecerá aberta, capturando qualquer mínimo movimento de seu braço ou do objeto. Embora uma câmera de celular não tenha a mesma sofisticação do sistema de lentes de uma DSLR (câmera profissional), essa máxima também se aplica aos aparelhos mobile. Portanto, fique de olho no volume de luz do seu cenário.

Essa estratégia vai contribuir para deixar a iluminação do ambiente muito mais natural (e as cores da fotografia muito mais nítidas), evitando olhos vermelhos e pontos “estourados”.

Mas não se esqueça de que essa iluminação deve ser indireta, ok? Ou seja, você pode pedir para um amigo iluminar uma parede branca e então ficar de frente para ela no ato da fotografia.

Brinque com o foco

Fotógrafos profissionais usam com frequência o foco como forma não verbal de comunicação, o que sinaliza também certa sofisticação técnica. Se você selecionar em sua câmera um objeto próximo, por exemplo, o fundo será borrado.

Você pode usar esse recurso para controlar profundidade e destacar uma área específica da imagem, marcando o que realmente importa. Aprenda a desfocar cenários e transcenda perspectivas para um universo ilimitado de possibilidades!

Ande até o objeto para escolher a melhor distância

Você precisa enquadrar com precisão? Então o melhor a fazer é dar mais zoom, certo? Errado. Você já deve ter percebido, ainda que intuitivamente, que quando o zoom da câmera é ampliado, a imagem sai pixelada, distorcida, sem a qualidade de uma foto natural.

Em função desse problema, típico das câmeras de celulares, o ideal é que você caminhe até seu objeto/pessoa, escolhendo a distância ideal para fazer o clique. Esse cuidado é o que vai garantir a boa resolução da fotografia quando ela for vista em uma tela maior do que a do celular.

Respeite a linha dos olhos

Um erro crasso de quem tira fotos com celular é não se importar com a linha dos olhos do fotografado. Faça a experiência de posicionar a câmera na altura de seus olhos e você entenderá a diferença!

Use e abuse de apps que fazem o papel de um estúdio de fotografia virtual

Colocação de efeitos, bordas, aumento/redução de brilho, inserção de legenda etc. Existem diversos aplicativos para celular capazes de aumentar a qualidade de sua foto e inserir novos elementos, dando um ar mais profissional a cada clicada em seu aparelho!

Compartilhe nosso conteúdo nas mídias sociais e divida com seus amigos e familiares os segredos para fazer as melhores fotos com o celular! E mais: assine nossa newsletter logo aqui embaixo 👇🏾 para receber mais conteúdos como este.

 

Tags:Dicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações