Como faz

Aprenda a economizar dinheiro com 5 dicas!

Compartilhar
Aprenda a economizar dinheiro com 5 dicas!

Aprenda a economizar dinheiro com 5 dicas!

Publicado em 21 de maio de 2019

O planejamento financeiro é uma prática indispensável para quem deseja ter um fim de mês tranquilo e juntar uma grana. Estabelecer um controle sobre as contas também é útil para que você entenda seus gastos. Infelizmente, nem todo mundo sabe como economizar dinheiro de maneira efetiva, sem comprometer o orçamento e a qualidade de vida.

Pensando nisso, listamos 5 dicas para ajudá-lo a poupar e ver sua conta sempre no azul. São recomendações aparentemente simples, mas que podem fazer bastante diferença em seu cotidiano.

Vamos lá?!

Como economizar dinheiro?

1. Pague o total da fatura do cartão de crédito

Muitas vezes, usar o cartão de crédito pode ser inevitável, já que algumas compras só podem ser realizadas a partir desse meio de pagamento. Ainda assim, prefira compras no débito ou em espécie. Desse modo, fica mais fácil controlar o que você gasta.

Além disso, os altos juros cobrados quando não pagamos o total da fatura podem ser uma verdadeira armadilha. Poucas coisas drenam tanto dinheiro do nosso bolso como juros acumulados de cartão. Sempre que possível, pague à vista. E não esqueça, ao usar o cartão, mantenha a fatura em dia.

2. Não compre por impulso

Cosméticos, itens decorativos, tecnológicos e de vestuário são adquiridos, na maioria das vezes, mais por impulso do que por necessidade. Tente fugir desse cenário, já que essas compras também podem minar o orçamento aos poucos. Uma dica é sair da loja e dar uma volta antes de comprar. Se você realmente precisar ou quiser aquilo, irá voltar uma hora para buscar, caso contrário, a probabilidade de esquecer o mimo é bem grande. Faça o teste!

Isso não quer dizer que você não deve realizar seus desejos do consumo. Se você quiser muito comprar um smartwatch, por exemplo, faça uma pesquisa de marcas, modelos e ofertas antes de ceder às promoções.

3. Registre seus gastos e ganhos

Simples assim: registre tudo o que você recebe e também o que você gasta. Há uma série de aplicativos desenvolvidos exclusivamente para controle financeiro. Se achar melhor, você também pode anotar manualmente.

A ideia é que, depois de um tempo, você consiga dividir seus gastos em categorias (alimentação, transporte, saúde etc.). Com isso, será possível saber para onde vai seu dinheiro e o que pode ser feito para melhorar ainda mais a economia mensal.

4. Faça adequações em seus planos

Verifique se seus planos de celular, TV e internet são condizentes com o uso que você faz deles. Pode ser viável fazer algumas adequações para aliviar seu orçamento e continuar usufruindo desses serviços.

5. Crie o hábito de poupar

Pode ser muito ou pouco — 5% ou 30% do que você recebe —, mas o que interessa mesmo é poupar o quanto você puder. Faça disso um hábito e separe essa quantia assim que receber seu salário.

Quais são os benefícios da economia de dinheiro?

Além da vantagem mais evidente — melhorar sua situação financeira — você terá mais autonomia para planejar seu futuro e tomar decisões importantes, que envolvem quantias significativas: fazer uma pós-graduação, viajar para fora do país, comprar um veículo ou um imóvel e assim por diante.

Não é tão difícil saber como economizar dinheiro, concorda? Basta tomar algumas precauções e em pouco tempo você verá a diferença no seu bolso.

Se você gostou do texto, aproveite e saiba como usar suas economias para montar um verdadeiro cinema em casa.

Até a próxima!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações