Pro seu celular

8 aplicativos que estimulam o hábito da leitura

Compartilhar
8 aplicativos que estimulam o hábito da leitura

8 aplicativos que estimulam o hábito da leitura

Publicado em 22 de junho de 2018

Por muito tempo a tecnologia foi considerada uma inimiga dos livros. No entanto, nos dias atuais, o conceito de que ela interfere negativamente no hábito de leitura é considerado ultrapassado, já que existem aplicativos que facilitam a nossa vida em diversas tarefas.

Afinal, hoje podemos contar com recursos como dispositivos móveis e computadores, que trazem inovação à experiência de ler um livro, escrever uma resenha ou consumir qualquer forma de entretenimento e informação escrita.

Neste post, reunimos alguns aplicativos que estimulam o hábito de leitura e que você pode baixar no seu tablet ou smartphone agora mesmo. Continue a leitura para conferir a lista!

1. Wattpad

Se você é o tipo de leitor que gosta de se aprofundar na literatura e procurar por novos autores, sem dúvidas, o Wattpad é o aplicativo perfeito! Ele é muito famoso por oferecer um vasto repertório de títulos de autores menos conhecidos.

Entre suas principais características, podemos citar:

E o grande diferencial: o app permite que os usuários publiquem suas próprias obras gratuitamente. Disponível para download em dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.

2. Aldiko

O Aldiko é considerado um dos principais leitores de e-books compatíveis com o sistema Android. Além de abrir arquivos em PDF, ele também funciona como um organizador e aceita documentos em formatos como EPUB e DRM.

As possibilidades de personalizar a leitura abrangem desde a mudança de tipo da fonte, espaçamento, cor de fundo até a configuração de modo noturno. A maior parte dos títulos contidos no próprio aplicativo são gratuitos.

Ele está disponível para download nas versões gratuita e paga — que permite que o usuário adicione um widget na tela inicial de seu dispositivo móvel.

3. Flipboard

Se o seu hábito de leitura está mais relacionado a notícias, informações, artigos e blog posts de variados assuntos, o Flipboard é o aplicativo ideal, pois ele funciona como um agregador de conteúdo.

Ou seja, o usuário pode configurar o software de acordo com as suas preferências e receber conteúdos em um único lugar — independentemente de qual seja o assunto —, além de ser notificado sobre as atualizações de suas redes sociais.

Vale lembrar que ele é compatível com a maioria das redes sociais, como o LinkedIn, Tumblr, Google+, Flickr, 500px, entre outras.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

4. iBooks

Já o iBook é o leitor de e-books mais utilizado nos aparelhos da Apple. Por meio dele podem ser lidos tanto livros adquiridos na iTunes Store como arquivos nos formatos PDF e EPUB.

Suas características mais marcantes são:

O download é gratuito e está disponível para iOS.

5. Moon+ Reader

Se a intenção é estimular o hábito de leitura, nada melhor do que poder contar com um dos readers mais versáteis da atualidade: o Moon+ Reader.

O aplicativo suporta os mais variados formatos de arquivos e tem a vantagem de não estar associado a nenhuma livraria específica, o que torna o software bastante democrático para que os usuários tenham a liberdade de ler qualquer título que desejarem em seus smartphones ou tablets.

Confira a lista de formatos compatíveis com o aplicativo:

Ele conta com mais de dez temas diferentes, versão diurna e noturna para facilitar a visualização dos textos, além de opções relacionadas ao espaçamento de linhas, cor e tamanho da fonte.

O Moon+ Reader está disponível para download gratuito no sistema Android.​

6. Kindle

Se você é uma pessoa antenada nas maiores novidades sobre tecnologia, certamente deve saber que a Amazon criou um dos leitores de livros digitais mais famosos do mundo: o Kindle.

Apesar de ser um dispositivo móvel, ele não se limita apenas ao aparelho, já que o aplicativo pode ser baixado em qualquer dispositivo para quem quiser ler seu infinito repertório de e-books.

O app permite a sincronização de anotações, destaques e marcadores, oferece customização avançada de leitura, além de permitir que os usuários leiam documentos pessoais (desde que estejam nos formatos suportados) e comprem livros digitais diretamente no aplicativo.

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

7. Scribd

Ao contrário das opções anteriores, o Scribd funciona como um serviço de assinatura mensal, o que significa que o usuário paga uma taxa para ter acesso a qualquer livro do acervo.

Para quem tem um forte hábito de leitura — a ponto de se complicar financeiramente comprando livros novos todos os meses — ele pode ser uma ótima opção, já que o pagamento não é feito por cada e-book.

O usuário pode customizar a interface, alterando as cores de fundo, tamanhos e tipos de fontes. Também é possível sincronizar o ponto de leitura e suas anotações com todos os dispositivos.

Ele é gratuito e pode ser baixado em aparelhos com sistema Android ou iOS.

8. Minha leitura

Por fim, mas não menos importante, o aplicativo Minha Leitura é o organizador perfeito para quem se considera um leitor voraz e tem o costume de ler mais de um livro ao mesmo tempo.

Seu grande diferencial está no fato de que ele permite que os usuários cadastrem seus livros e façam um planejamento de leitura, que pode ser feito por datas ou número de páginas.

Disponível para Android, seu objetivo é, basicamente, organizar e gerenciar as leituras por meio da inserção de notas e criação de notificações.

Como você pôde conferir neste post, a tecnologia colabora não só para estimular o hábito da leitura como também para organizar as leituras em andamento, otimizando o seu ritmo e a forma como você adquire conhecimento.

Gostou da nossa lista de aplicativos para estimular o hábito de leitura? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações