Pro seu celular

Android ou iOS: qual é o melhor para você?

Compartilhar
Android ou iOS: qual é o melhor para você?

Android ou iOS: qual é o melhor para você?

Publicado em 03 de julho de 2018

A batalha de gigantes parece não ter fim. Google e Apple são empresas com forte presença no segmento de tecnologia com milhões de clientes espalhados por todo o planeta, ostentando marcas consagradas pelo público. E nesse duelo de titãs, quem vencerá no final: Android ou iOS? Façam suas apostas!

Se você anda pensando em trocar de aparelho ou tem uma opinião forte sobre o assunto, puxe uma cadeira, pois você chegou ao lugar certo! Mas, antes de mais nada, é bom deixar claro que o nosso objetivo aqui não é promover o melhor ou pior sistema operacional, até porque ambos possuem vantagens e desvantagens particulares.

Vamos começar falando da parte técnica de cada um deles, descrevendo seus recursos e funcionalidades. Em seguida, traçaremos um perfil “ideal” ou esperado para os consumidores do iPhone e aparelhos Android, destacando as diferenças mais importantes entre os dois. Vamos lá?

Diferenças básicas entre Android e iOS

android x ios

Desempenho

O iOS é um sistema feito sob medida para os aparelhos Apple — o que provavelmente explica seu bom desempenho mesmo em produtos mais antigos com configurações mais básicas.

Já o Android é um sistema aberto e os diferentes fabricantes que o adotam estão autorizados a fazer modificações específicas para cada modelo de aparelho que disponibilizam. Isso explica a variedade de interfaces do Android, mas, por outro lado, pode contribuir com travamentos e bugs, principalmente em smartphones mais básicos.

Atualizações

A Apple promete atualizações aos seus clientes em ciclos de dois a três anos. A entrega de novos recursos, assim como a correção de eventuais erros, é muito eficiente.

O Android, como dito anteriormente, é muito modificado pelas empresas que comercializam os celulares e isso acaba fragmentando a entrega das atualizações que muitas vezes só ficam disponíveis para alguns aparelhos. Ainda assim, a Google costuma sair na frente quando o assunto é novidade.

Compartilhamento

A Apple é uma empresa bastante fechada em relação a seus produtos. O iPhone não permite o compartilhamento de arquivos com dispositivos de outras marcas. Se você não possui um computador Mac, precisará de softwares adicionais para trocar arquivos pelo celular. E, para quem curte baixar músicas, este tipo de operação só é permitida por meio do iTunes, a plataforma de comercialização de músicas da Apple.

O Android é mais livre e não apresenta nenhuma restrição no compartilhamento de arquivos, seja entre celulares ou outros dispositivos. Entretanto, essa liberdade exige que o usuário redobre sua atenção para arquivos maliciosos.

Personalização

Embora a Apple se esforce bastante no design dos seus aparelhos e plataformas, ela não oferece muitas opções de personalização no iOS. O sistema é bonito e agradável, mas pouco flexível. Uma reclamação comum do iPhone é que ele não permite o uso de músicas baixadas como toque, limitando, inicialmente, o usuário aos toques de fábrica. Porém, já existem apps exclusivos para dispositivos Apple que permitem diferentes tipos de toque. Além disso, você pode ter sons personalizados de alarme no iTunes, mas aí já é assunto para um outro post.

O Android se destaca bastante nesse quesito, pois permite um leque enorme de mudanças no layout para que o usuário deixe seu celular com a sua cara.

Aplicativos

As lojas de aplicativos da Apple (Apple Store) e Google (Google Play) são bastante completas e atendem com folga as necessidades dos seus usuários. Na Apple Store, nota-se um número maior de aplicativos pagos e um controle mais rigoroso na qualidade, o que pode compensar, pois apenas aplicativos aprovados diretamente pela Apple são disponibilizados — o que é uma vantagem para quem preza por segurança.

A Google Play oferece uma variedade maior de aplicativos justamente por ser menos burocrática. O usuário tem acesso a uma boa gama de apps, mas a qualidade de segurança deles não é tão garantida como na Apple Store.

Armazenamento

Dispositivos Apple têm bastante espaço para armazenamento e costumam dispensar a necessidade de cartões de memória.  Além disso, todos os aparelhos da empresa de Jobs vêm com iCloud, um espaço na nuvem que permite que suas fotos e arquivos fiquem automaticamente seguros e acessíveis onde você estiver.

Já o Android dependerá do aparelho. Os mais recentes no mercado variam entre 16 GB e 256 GB de espaço. Em alguns casos, o smartphone permite o uso de cartão de memória e o item costuma ser vendido separadamente. Além disso, os aparelhos com sistema operacional Android utilizam o Google Fotos, permitindo o armazenamento de fotos e vídeos na nuvem, o que confere mais espaço ao seu dispositivo.

Usabilidade

Em geral, o iOS é um sistema básico e intuitivo, feito para atender o consumidor prático. Quem não tem muito domínio da tecnologia se acostuma rápido com ele. É também recomendado para crianças, não só pela facilidade de uso, mas, principalmente, pela segurança e maior controle das aplicações.

O Android é mais flexível e rico em opções com recursos básicos também são muito intuitivos, o que pode fazer com que usuários com pouca intimidade com o sistema possam estranhá-lo no início, mas nada que um pouco de prática não resolva.

Opções de aparelho

O iOS está restrito ao iPhone e ao iPad. Assim, a empresa produz aparelhos de qualidade e oferece ao cliente seus produtos exclusivos.

O Android é utilizado por inúmeros fabricantes, por isso seus clientes contam com um grande leque de opções de celular.

Perfil dos Consumidores

android x ios

Como já esclarecido no início do post, não há melhor ou pior nessa disputa, vai depender diretamente do perfil de quem utiliza. O Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo devido à abertura da Google aos fabricantes, mas a Apple ainda tem uma assinatura muito cobiçada pelo público.

Quem não pretende gastar muito em um smartphone e gosta de ter muitas opções e recursos, um aparelho com o Android é ideal, já que o sistema está presente em telefones mais acessíveis e variados. Quem não pretende gastar muito em um smartphone e gosta de ter muitas opções e recursos, um aparelho com Android é ideal, já que o sistema está presente em telefones mais acessíveis e variados.

Por outro lado, se você está disposto a pagar por um produto que vai lhe atender melhor, com alta durabilidade, independentemente de preço, o iOS é a escolha indicada para quem curte Apple ou busca praticidade.

Além desses, existem muitos outros sistemas operacionais para celulares, como Ubuntu Touch, Sailfish OS, Plasma Mobile, Firefox Focus, Cyanogen e muitos outros, mas aí já é assunto para um outro post.

E aí? Já sabe qual é o sistema operacional ideal pra você? Aproveite e confira alguns modelos de smartphone e planeje sua próxima aquisição!😉

 

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações