Pro seu celular

5 dicas na hora de escolher um celular novo

Compartilhar
5 dicas na hora de escolher um celular novo

5 dicas na hora de escolher um celular novo

Publicado em 19 de setembro de 2018

Você quer comprar um celular novo, mas não sabe como escolher? O que levar em conta na hora de comparar os aparelhos? Comprar um smartphone exige um certo investimento. Por isso, a escolha de um novo modelo deve ser baseada nas necessidades cotidianas do usuário, e também na durabilidade do celular. Entender qual modelo combina mais com você.

Bem, são muitas as características para considerar antes de realizar a troca! Para ajudá-lo, selecionamos neste artigo cinco dicas essenciais. Falaremos de pontos como sistema operacional, quantidade de aplicativos, tamanho e peso. Então, se você acha que chegou a hora de trocar de celular, saiba como fazer a compra ideal.

O que levar em conta

Você está pensando em trocar de celular, mas não tem a menor ideia de como escolher. Afinal, existe uma infinidade de modelos disponíveis no mercado. Nesse momento, você deve refletir sobre duas questões: necessidade e preço.

Comece pelo quesito necessidade. Se você realmente está precisando de um aparelho novo, pois o antigo trava e mal dá conta do que você faz no dia a dia, é bom estabelecer requisitos básicos para começar filtrando alguns modelos. Observe que tipos de funções você mais usa: câmera, jogos, vídeos, internet, aplicativos, entre outras.

Em relação ao quesito preço, não tenha pressa! Faça uma boa pesquisa de preço dos modelos escolhidos, sempre buscando descontos e ofertas. Acompanhe o valor ao longo das semanas. Veja se o valor cabe no seu orçamento, e pesquise as formas de pagamento. Existem épocas do ano que são mais favoráveis à compra de aparelhos, como novembro, durante a Black Friday, e janeiro, mês pós-festas.

5 dicas na hora de escolher um celular

Tendo em mente as respostas para os dois quesitos anteriores, podemos entender melhor a etapa da escolha propriamente dita, ou seja, os 5 principais fatores.

1. Tipo de plataforma (Android ou iOS)

Ambos os sistemas possuem vantagens e desvantagens.

Os sistemas Android possibilitam maior customização, além do custo geralmente menor. Já o iOS é um sistema ideal — mais intuitivo — para presentear quem não entende muito de aparelhos, porém é menos acessível.

2. Capacidade de armazenamento

Você pode precisar de bastante espaço para baixar aplicativos, gravar vídeos e fotos, ou instalar os jogos do momento. Independentemente do motivo, é importante verificar qual a capacidade de armazenamento dos modelos de seu interesse. Observe se o aparelho que você deseja aceita a utilização de cartões de memória.

3. Consumo de internet

Usar a internet no smartphone fora de casa pode ser preocupante, pois o alto consumo de dados pode fazer com que se esgote rapidamente seu plano de dados. Por isso, é importante ficar de olho no quanto o celular gasta do pacote de internet contratado.

Banner oferta Oi celular pós

4. Tempo de vida da bateria

A maioria das pessoas trabalha fora de casa, então é ideal encontrar um modelo com bateria que possa durar o dia inteiro. Além de ver a capacidade de bateria, considere a qualidade do carregador que vem junto com o aparelho.

5. Tamanho da tela

Algumas pessoas esquecem desse ponto. Se você usa muito o aparelho com uma mão só e não é de jogar, talvez um celular com tela pequena seja o ideal. No entanto, se utiliza muito o aparelho para assistir filmes ou séries, é melhor considerar um celular com tela maior.

Outros pontos importantes

Não ignore as reviews de outros compradores! Os relatos e experiências das pessoas podem ajudá-lo a definir quais são suas prioridades.

Em relação ao desempenho, os modelos mais simples costumam vir com um processador de quatro núcleos. Já os mais potentes usam processadores de oito núcleos. Mas o que isso significa? Que quanto mais núcleos, mais funções o aparelho pode realizar ao mesmo tempo.

Logo, a quantidade de núcleos vai ser relevante de acordo com o que você faz no aparelho. Você só usa o smartphone pra mexer no Facebook ou mandar mensagens? Usa muito as redes sociais e se conecta a alguns jogos? Gosta de gravar vídeos e editar no próprio celular?

Se chegou a hora de adquirir um celular novo, faça uma boa pesquisa. Confira os rankings com as características mais importantes para você. Não vá atrás de um modelo muito antigo, pois ele dificilmente terá atualizações ou assistência técnica. Por fim, outra dica é não pagar por recursos que não vai usar.

E não deixe de conferir nossas ofertas, com certeza você vai encontrar algum modelo que seja perfeito pra você 😉!

Banner loja Oi Celulares e smartphones

 

Tags:Dicas

Assine a nossa newsletter

Receba as melhores dicas pro seu celular, internet e casa. E mais: conteúdos sobre séries e games


Últimas publicações